22.07.2019

Missão Franciscana da Juventude /Rio de Janeiro 17 a 21 de julho de 2019.

“Profetas do diálogo e do respeito, ternura que acolhe a paz com o vigor que supera a violência”.

 Fomos acolhidos na Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro, onde tivemos uma maravilhosa acolhida, uma espiritualidade bem encarnada e formação. Também tivemos a presença do Arcebispo Dom Orani Tempesta.

Mais de 600 jovens se reuniram em paróquias da grande cidade do Rio de Janeiro; paróquias estas pelas quais a Ordem dos Frades Menores (OFM) são responsáveis. Aqui estão: Petrópolis – Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Santa Clara; Niterói – Porciúncula de Santana e Nossa Senhora Aparecida; Nilópolis – Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceição (atualmente diocesana); São João do Meriti – São João Batista; Duque de Caxias – Santa Clara e São Francisco e Rio de Janeiro – Convento Santo Antônio e Nossa Senhora da Boa Viagem (Rocinha). Nestas paróquias os jovens desenvolveram inúmeras atividades e serviços, trazendo pra cada um a grandiosidade do amor de Deus manifestado de várias formas, realidades, idades e situações, o que trouxe grande experiência que, com certeza, levarão para suas vidas. 

Para todos os jovens a grande motivação foi os 800 anos do encontro de Francisco de Assis com o Sultão, e hoje nós estamos atualizando este momento tão sublime da história dos cristãos e muçulmanos.

Que cada um realmente se sinta no vigor da sua juventude, na ternura que acolhe, na paz que desejamos levar, e, no diálogo que vamos empreender; a alegria de sermos estes profetas e profetizas da superação da violência, onde quer que estejamos, pois, sabemos que a violência chega em todos os cantos do mundo e vem também dizimando os amados jovens, amigos, colegas e irmãos; e  principalmente nesse Estado, Município e cidade tão assolada pela violência de vários e todos os tipos e gêneros que possamos imaginar.

 A missa de encerramento e o local da próxima edição da missão aconteceu na Praia de São Conrado. Jovens, preparem-se para 2020 Xaxim, Santa Catarina entre os dias 28 de janeiro a 02 de fevereiro. A você, Jovem Missionário Franciscano desejo sempre uma boa Missão.

 PAZ E BEM.