04.11.2019

Missão das Franciscanas de Ingolstadt em Luanda/Angola

“Chegar às periferias, aos ambientes humanos, aos ambientes culturais e religiosos ainda alheios ao Evangelho: nisto consiste o que chamamos “missio ad gentes”. Papa Francisco.

As Franciscanas de Ingolstadt, respondendo ao apelo da Igreja, em 2008, com a ajuda dos Frades Menores da Província da Imaculada, no Brasil, na pessoa de Fr. Johannes Bahlmann, hoje Bispo de Óbidos, PA, deram início a uma missão na periferia de Luanda, capital de Angola. Luanda – uma das 18 províncias (estados) e a mais populosa de Angola.

Angola teve um período de aproximadamente 30 anos de guerra civil, com um custo de mais de 500 mil mortes e de um milhão de pessoas deslocadas para o interior do território do país. Em 2002, o país reencontrou a paz. Porém, muito por fazer… O governo facilitou a entrada de estrangeiros para ajudar a reconstruir o país, principalmente na construção civil, na educação, na saúde… Foi neste contexto que nossas Irmãs iniciaram suas atividades na área da Educação.

As Irmãs Claudina Dal Moro e Ana das N. Azevedo Maia, pioneiras na Missão, iniciaram seus trabalhos na escola paroquial, creche, atividades pastorais pertencentes à Paróquia São Marcos dos Frades Menores. Mais tarde, Ir. Andréa da Luz, tocada pelo ardor missionário, se dispôs a somar forças na Missão e, em 2019, Ir. Isabel Cristina Simeoni, generosamente aceitou o convite de colaborar na querida Missão da Congregação em Luanda.

Em 2008, acompanhei, com Ir. Carmen Polo, as duas Irmãs pioneiras na instalação da Missão. Após dez anos, o Conselho Provincial me presenteou com uma viagem de retorno à Missão de Luanda. Grande foi minha alegria ao presenciar as mudanças locais, o crescimento da atividade apostólica das Irmãs na Educação: Escola São Marcos, com 1.800 alunos; Creche São Marcos, com 130 crianças, e a supervisão e orientação de cinco escolas paroquiais, ligadas à Paróquia São Lucas; aulas na Faculdade dos Salesianos, orientação nos TCCs dos Universitários, e participação nas várias atividades pastorais ligadas à Paróquia.  E, para alegria nossa, formação e acompanhamento de seis jovens que desejam seguir a vida religiosa franciscana na Congregação das Franciscanas de Ingolstadt.

Queridas Irmãs, obrigada pela acolhida, pela atenção em me acompanhar nas idas e vindas para me proporcionar oportunidade de conhecer um pouco da realidade que vocês vivem. Obrigada pelo testemunho de vida de oração, de convivência fraterna, e a dedicação incansável à Missão; obrigada pelo acolhimento paciente e amoroso às pessoas que continuamente batem à porta da residência para pedir ajuda, ouvir uma palavra de conforto, ou simplesmente para fazer uma visita às “Madres” como eles costumam chamá-las.

Deus não se deixa vencer em generosidade para aqueles que ouvem e se dedicam aos pequenos.

Queridas Irmãs, não se cansem de fazer o bem!

Um abraço carinhoso e minha prece de gratidão,

Ir. Bernadette Marsaro