28.05.2020

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 80 ANOS DO CFSI-27/05/2020

Deus se revela, porque nos ama muito. Ele nos chama de amigos, como um dia Jesus chamou seus apóstolos. Quando nos revelamos a alguém a quem prezamos, contamos nosso nome, quem somos, nossa caminhada, nossa vida. Hoje queremos relembrar com vocês que celebram conosco este momento tão significativo, um pouco de nossa história.

            No dia 07 de setembro de 1939, o Brasil, em Baependi recebe o segundo grupo constituído pelas Irmãs Anselma Alt, Adelgundis Siegelt, Erentrudis Rieder, Edigna Schindler, Emanuela Unert, lolenta Kraus, Tharsilla Geyer. ( O primeiro havia chegado no dia 12 de outubro de 1938 e se instalado na vizinha cidade de Aiuruoca)

 “Dia 2 de março de 1940 instalou-se solenemente em prédio provisório o “Colégio de Baependi” – alugou-se o casarão do Sr. José Homem e D. Noêmia Dias Pereira, como prédio para a escola, sob a Direção do Revmo. Senhor Padre Inácio Kusch”. Houve celebração da Santa missa, invocando as bênçãos de Deus para o novo estabelecimento de Ensino. As aulas tiveram início dia 4 de março do mesmo ano com as quatro séries iniciais do primário. Palavras de Ir. Adelgundis: O2 de março de 1940 foi para nós, o primeiro dia escolar numa escola brasileira. Para nós, irmãs alemãs não foi fácil lecionar em português, pois estávamos há apenas 6 meses no Brasil, mas, com a grande confiança em Deus, com nossa união e a firme vontade de servir, vencemos.

 Dia 3 de novembro de 1940 houve o lançamento da pedra fundamental, após terço cantado em algumas ruas da cidade em honra a Nossa Sra. Aparecida, e a escola passou a se chamar “Colégio e Escola Doméstica Santo Inácio”.

Dia 9 de abril de 1941 o “Minas Gerais”, órgão oficial dos poderes do Estado de Minas Gerais ordenava que se registrasse o Colégio Santo Inácio na Inspetoria de Ensino Primário do Estado.

Dia 3 de agosto de 1941, inaugurou-se solenemente o edifício novo do Colégio Santo Inácio.

Em maio de 1942, devido ao decreto lei, que garantiu o ensino secundário, o Colégio passou a denominar-se “Instituto Santo Inácio”.

Em 14 de janeiro de 1944, o Revmo. Padre Benedito de Calazans Vilela, procedeu a bênção do edifício e do “Ginásio Santo Inácio”, oficializado pelo departamento Nacional de Educação. Inicia-se o curso ginasial, de quatro anos, a princípio, misto, passando posteriormente a receber somente alunas.

1952 é autorizado o funcionamento da escola normal, uma grande aspiração da população. Em 1955 forma-se a primeira turma de professoras num total de 13 alunas

Em 1971, para a alfabetização de adultos sem recursos, instala-se um curso noturno. As Irmãs se alegram em ver o resultado deste trabalho.

Em 1975 o colégio passa a denominar-se Escola Santo Inácio de 1º. E 2º. Graus.

Em 2001 volta a chamar-se Colégio Santo Inácio.

Com a unificação, em 2004 passa a denominar-se Colégio Franciscano Santo Inácio.    

Celebrando 80 anos de presença educativa em Baependi, o Colégio mantém: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico em Enfermagem.

Por todos esses acontecimentos, pelas abundantes graças derramadas, pelo dom da vida de todos os que participaram na construção e continuam a escrever essa linda história de luta, esperança e fé, viemos aqui agradecer e celebrar.