31.01.2021

Missa de abertura do Interpostulantado

 
Paz e bem!
“Se o Senhor te chamou, se o Senhor te escolheu, não  olhes para trás, porque Ele te chamou, porque Ele te escolheu, saberá conduzir-te. (refrão de canto).
Este refrão foi a base da sua sua reflexão e, com muita  alegria e entusiasmo, participamos hoje, dia 30 de janeiro de 2021, hora local 9h, da abertura do Interpostulantado e Internoviciado. A celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Diocese de Viana (Paróquia esta, administrada pelos Padres Dehonianos). Foi o presidente da celebração, o Bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo.
Na sua catequese, como ele mesmo disse, deu ênfase “ao chamado individual e no que eu devo deixar, para fazer esse seguimento de Jesus, a exemplo dos Apóstolos”.
Que cada jovem formando deixe-se modelar pelos apelos de Jesus e ilumine-se pelo Espírito Santo. Que os formadores são as regras expostas de cada uma das congregações, e que se deixem conduzir também, pela abertura e partilha de vida; que tenham, na Palavra de Deus, o grande guia para este seguimento. 
Assim, encorajou-os a dar prosseguimento na busca e na resposta ao grande Chamamento. Dirigiu-se aos formandos, à vida religiosa e à vida sacerdotal. Mesmo que não houvesse nenhum formando, pois, os únicos que participam destes encontros são os Irmãos da OFM, e ainda não iniciaram, neste ano, a formação.  Como nós, algumas Congregações aguardam os vistos para a formação no Brasil (o que está bem difícil, neste contexto de Covid 19). 
Que possamos ser fiéis ao compromisso de sermos “parte” da resposta ao chamado que Deus faz, pois, por completo, Ele concede-nos as graças.  Rezemos sempre pelas vocações na Igreja: “A messe é grande e os operários são poucos”.