30.10.2019

MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO 

 

No dia 22 de Outubro de 2017, sagrado dia Mundial das Missões, habitualmente celebrado no penúltimo Domingo do Mês de Outubro, o Papa Francisco, anunciou publicamente para toda a Igreja, a proclamação do Mês Missionário Extraordinário em Outubro de 2019. 

Sendo a Igreja toda missionária, cada um dos seus membros, é chamado a evangelizar. “Ide, pois, fazei discípulos todos os povos, baptizando-os…” (Mt 28,19).

Este é o mandato de Jesus Cristo aos Apóstolos e à Igreja inteira, atenta à proposta do Papa Francisco para a vivência do Mês Missionário Extraordinário, tendo como tema central: Batizados e Enviados.

A Igreja de Cristo em missão no mundo, a Diocese de Luanda em Angola, na Àfrica, formada por 34 paróquias e dividida por 6 Vigararias, preocupou-se em corresponder a mesma, respondendo com bastante dinamismo, propondo a todos os Cristãos a renovarem sua fé e o seu entusiasmo para se tornarem capazes de assumir o seu Batismo.

Na expectativa de que a vivência deste Mês Missionário Extraordinário-MME – nas Paróquias, Comunidades, Grupos, Movimentos Apostólicos, Pastorais e Famílias, servisse para reavivar o ardor pela missão e o amor ao próximo nas suas necessidades, de modo que este despertar seja contínuo em cada Batizado de Luanda, foi criada uma equipe dinamizadora para a vivência do Mês Missionário Extraordinário, coordenada pelo Diretor Arquidiocesano das Obras Missionárias Pontíficias: Pe. Marcial Gonçalves dos Santos e assim foi possível um trabalho conjunto, envolvendo os Bispos, Sacerdotes, Religiosos , os Leigos Consagrados, Catequistas e Cristãos em geral. 

Em resumo, podemos destacar alguns dos pontos fortes: a abertura das atividades preparatórias do MME, no dia 19 de Maio; Formação em Missiologia, realizada nos dias 31 Agosto 1, 7 e 8 Setembro ; Abertura do MME a nível da Diocese em 29 de Setembro com celebração da Palavra; abertura do MME a nível de Vigararia em 04 e 05 de Outubro com Vigília Missionária ; abertura do MME a nível Paroquial em 06 de Outubro com Missa; Tríduo Missionário de 16 a 18 de Outubro em cada uma das paróquias; Dia Mundial das Missões em 20 de Outubro por paróquia e o Encerramento do MME em 27 de Outubro por Vigararia. 

Para o encerramento do MME, nós Irmãs Franciscanas de Ingolstadt presentes em Luanda pertencentes à paróquia São Lucas da Vigararia São João Calábria, nos unimos a centenas de fiéis da Vigararia (como presença de destaque crianças e adolescentes da infância e Adolescência Missionária e jovens da Liga Missionária Juvenil-Juventude Missionária) e participamos da Missa de Encerramento,  bem como da Feira Vocacional e Missionária realizada no local da atividade (Paróquia São Carlos Lwanga na Comunidade São João Baptista).