20.04.2019

Mensagem de Páscoa – 2019.

Man praying at sunset

Queridas Irmãs.

O livro de cantos, utilizado em toda a Alemanha nas celebraҫões litúrgicas, prevê para o momento da Comunhão  o canto que inicia com as seguintes palavras: “Das Weizenkorn muss sterben, sonnst bleibt es ja allein…”  (“O grão de trigo precisa morrer, do contrário, fica sozinho…”) – GL № 210.

O grão de trigo, enterrado na terra, precisa morrer pois, só assim, poderá dar origem a uma nova planta, que produzirá uma espiga que, por sua vez, abrigará muitos outros grãos. Um único grão se multiplicará e transformar-se-á em muitos. Processo profundo e maravilhoso da natureza!

Foi este mistério que contemplamos mais intensamente nas últimas semanas. Acompanhamos Jesus, passo a passo, no seu sofrimento, na sua morte, na sua ressurreiҫão. Seu mistério pascal se transformou na redenҫão de toda a humanidade. Através do nosso canto do Aleluia, no domingo da Páscoa, queremos expressar nossa gratidão a Jesus por termos sido salvas.

Em nossa vida acontece o mesmo dinamismo. Em quantas situaҫões pessoais e comunitárias precisamos morrer, a fim de que uma nova e melhor realidade possa nascer e se desenvolver! Mas morrer não é fácil, é doloroso e nós resistimos.

Como é maravilhoso ver que um grão de trigo dá origem a muitos!

 Para que meu agir e viver seja fértil, produza frutos, é preciso antes morrer. Portanto, que cada uma de nós, como o grão de trigo, aceite fazer o processo morte-ressurreiҫão na sua vida pessoal, mas também congregacional, a fim de que algo novo possa nascer e se desenvolver. Não cada uma sozinha, mas juntas vamos discernindo o que Deus quer de nós, Franciscanas de Ingolstadt, neste momento.

Assim, desejo que a celebraҫão do mistério pascal, neste ano de 2019, amadureҫa em nós o sentido da dinâmica do sofrer e morrer, para depois ressuscitar.

FELIZ PÁSCOA desejam-lhes comigo, Ir. Paula, as Irmãs Júlia, Margarida e Glorinha.

Com o carinho de sempre,

Ir. Paula Krindges (Superiora Geral).