29.01.2021

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA CRB NACIONAL

PARA O DIA MUNDIAL DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

TESTEMUNHAS DE UMA CERTEZA:

“Eu sei em quem acreditei” (2Tm 1,12)

Queridas irmãs e irmãos em Cristo

Nossa existência como pessoas consagradas é “cristiforme”, como bem disse São João Paulo II, uma forma de vida configurada a Cristo pelo Batismo  (VC,  14),  o  missionário  do  Pai.  Nossa  adesão  a  Ele  requer  o abandono de tudo (Mt 19,27), identificando-nos com seus sentimentos, sabendo estender as mãos para servir a todos e todas, sobretudo aos mais vulneráveis.

A nossa confiança em 2021 é que possamos construir novas relações, superando a pandemia com as vacinas que chegam, fruto de homens e mulheres de ciência que dedicam tempo e energias na busca da cura. Nós nos unimos a esses esforços, com a paixão pela vida e ao Deus auxiliador que cuida, alimenta, protege e guia o seu povo eternamente peregrino.

Nós, Vida Religiosa Consagrada, rejeitamos todas as mãos estendidas que roubam a esperança, que negam a realidade, que polarizam as relações, que não se compadecem com a dor e as mortes de tantos brasileiros e brasileiras pelo coronavírus. É um tempo de prova que exige de todos e todas, como pede o Papa Francisco, a fraternidade, o cuidado e a solidariedade humanitária.

A nossa confiança está no Senhor criador do céu e da terra. Nele nos movemos,  vivemos  e  somos  (At  17,28),  nEle  cremos  e  por  Ele reafirmamos nosso compromisso de testemunhar a beleza do Evangelho e a libertação de todo pecado.

Como Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil, queremos no dia  02  de  fevereiro,  na  25ª  Jornada  Mundial  da  VRC,  renovar  nosso empenho missionário, sinodal e carismático com a Ação Evangelizadora do Brasil sendo luz que brilha na escuridão que ainda impede, de ver e ouvir a voz do Senhor. Somos a voz que grita neste deserto da indiferença e  não  podemos  desanimar.  Que  nada  roube  a  nossa  identidade carismática, fraterna e apostólica.

Juntos e  juntas, fortalecidos na confiança em Deus e na proteção de Maria,  Mãe  da  Igreja,  Senhora  de  Aparecida,  façamos,  neste  dia  2  de fevereiro, a renovação da nossa consagração, à luz do Evangelho e de nossas Constituições, recitando esta bela oração de São João Paulo II.

“Ó Maria, figura da Igreja, Esposa sem ruga nem mancha que,  imitando-vos  « conserva virginalmente (…) uma fé íntegra, uma sólida esperança e uma verdadeira caridade », amparai as pessoas consagradas na busca da eterna e única Bem-aventurança.

Confiamo-las a vós, Virgem da Visitação, para que saibam correr ao encontro das necessidades humanas, para levarem ajuda, mas, sobretudo, para levarem Jesus.

Ensinai-lhes a proclamar as maravilhas que o Senhor realiza no mundo, para que todos os povos glorifiquem o seu nome. Sustentai-as na sua ação em últimos e de todos aqueles que procuram o vosso Filho com coração sincero.

A  vós, Mãe, que quereis a renovação espiritual e apostólica dos vossos  filhos  e  filhas na resposta de amor e dedicação total a Cristo, dirigimos confiantes a nossa oração.

Vós, que  fizestes a vontade do Pai,  pronta    na    obediência,    corajosa     na pobreza, acolhedora na virgindade fecunda, alcançai do vosso  divino      Filho  que, quantos receberam o dom de o seguir na vida consagrada, saibam testemunhá-lo com uma existência transfigurada, caminhando jubilosamente, com todos os outros irmãos e irmãs, para a pátria celeste e para a luz que não conhece ocaso.

Nós vo-lo pedimos, para que, em todos e em tudo, seja glorificado, bendito e amado o Supremo Senhor de todas as coisas que é Pai, Filho e Espírito Santo. (VC, 112).

Mais do que nunca precisamos de oração. Parabéns Vida Consagrada do Brasil e do Mundo. Fiquem com  Deus  e  com  a  Mãe  Aparecida. Um grande e afetuoso abraço a todos e todas.

Brasília, 25 de janeiro de 2021. Celebração da Conversão de São Paulo

Ir. Maria Inês V. Ribeiro, mad

Presidente da CRB Nacional