27.05.2019

“Lâmpada para os meus pés, Luz para o meu caminho”.( SL 118)

 

 

 

“E o Senhor me deu Irmãos”, esta célebre frase do Testamento de Francisco de Assis, deixa-nos mais próximos das pessoas e daqueles que buscam a Deus, independente de como seja, por isso, nesta mesma busca, Congregações de Carismas diferentes e parecidos, trabalham juntos pelo Reino de Deus. Esta é a experiência que realizo a alguns anos com meus Irmãos Frades Menores Missionários (FMM). O responsável pela dinamicidade da Missão, neste momento, foi Frei Margon Milleo.

Por isso, entre os dias 20 e 25 de maio, aconteceu em Varginha, interior de Itapetininga/SP, na Paróquia Santa Cruz, e nas Comunidades do interior, a Missão Permanente. Esta Missão teve como “objetivo”, ver a caminhada da comunidade, pois a Missão no ano de 2018, pontuou, alguns aspectos para a comunidade caminhar.

Após as visitas durante a semana nas comunidades do interior e na cidade, no sábado foi realizado um retiro para as lideranças das comunidades para, a partir deste, iniciar um “novo” projeto para a comunidade, ou uma retomada ao que já pode existir. A proposta foi um encontro nas casas, para a reflexão da Palavra de Deus. Este será um encontro quinzenal e o ponto central é refletir a Palavra nas casas das famílias em grupos pequenos.

O tema trabalhado durante o retiro também foi o seguimento de Jesus e como devemos fazer para, a cada dia, estar mais próximos Dele dentro da realidade e do cotidiano de cada um que lá estava. Levando sempre em consideração o que nos pede o nosso Papa Francisco: “Saiam de suas casas e vão ao encontro das ovelhas”, então a cada encontro, seja com as crianças, jovens, idosos, famílias (doentes, sadios) e comunidades, o momento é de muita graça e sempre inspirador.

Estes dias se seguiram com muito acolhimento, atenção, carinho, bênçãos e celebrações que marcaram a comunidade e a vida das pessoas que participaram.

Por tudo dou graças, e por essa oportunidade também. Paz e bem!