23.12.2016

Ir. Josiana se consagra definitivamente

Consagração Irmãs Josiana e Rosiane (12) (Medium)

No dia 20 de dezembro de 2016, no Centro de Formação Nossa Senhora da Paz, em Ponta Grossa/PR, após a semana de Retiro Espiritual, estando presentes Irmãs de cada uma das Fraternidades, Irmã Josiana Souza de Almeida professou os Votos Perpétuos, consagrando-se definitivamente a Deus na Congregação das Franciscanas de Ingolstadt.

Nesse mesmo dia e celebração, Ir. Rosiane Rodrigues dos Santos, tendo professado os Primeiros Votos em dezembro de 2015, renovou sua consagração para o período de três anos, seguindo o processo estabelecido pelo Direito Canônico e as Constituições da Congregação.  

Por este ato de entrega a Deus, as Irmãs prometem viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, em obediência, sem nada de próprio e pureza de coração, seguindo Jesus Cristo, aquele que o Pai consagrou e enviou para salvar a humanidade.  

Na solene Celebração, onde a fé provoca o maior encontro entre Deus e a pessoa que se consagra na Vida Religiosa, bem como durante todo a vida, a Irmã sente-se necessitada da força do Espírito Santo de Deus e solicita, junto com a Comunidade presente, a graça de perseverar para sempre na vida evangélica da Família Religiosa, seguindo o Cristo como Esposo, no espírito do Pai São Francisco de Assis. Solicita também, que Deus lhe conceda o dom de servir, amar, honrar e adorar o Senhor Deus com o coração limpo e a mente pura. Sempre obediente à Santa Igreja, firme na fé católica, deseja acima de todas as coisas, ter o Espírito do Senhor e seu Santo modo de agir.

O Celebrante reza sobre as Irmãs a solene bênção e a Ação de Graças pelo acolhimento de tão grande mistério e dom:

“Na vossa providência, ó Pai, quisestes que muitas de vossas filhas, entre elas Santa Clara, plantinha de São Francisco, se tornassem discípulas da Santa Pobreza, e merecessem a dignidade de esposas do Grande Rei.

Hoje ressoa em vossa casa um cântico novo porque estas nossas irmãs, ouvindo o chamado, se entregaram ao serviço divino.

Agora, ó Pai, enviai o dom do Espírito Santo sobre estas vossas filhas:  Josiana e Rosiane, que por Vós tudo deixaram, seguindo o exemplo do Seráfico de Assis, pobre, humilde e apaixonado pela cruz.

Resplandeça nelas a face do vosso Cristo, para que, ao vê-las, todos O reconheçam na vossa Igreja.

Fazei que, de coração liberto, assumam as preocupações dos irmãos; socorrendo os aflitos, confortando o Cristo que sofre; e, nas coisas do mundo, descubram a providência divina.

Assim, pela doação de suas vidas, apressem a vinda do Reino, até serem associadas aos vossos santos na pátria celeste.”

A Congregação da Irmãs Franciscanas de Ingolstadt acolhe as Irmãs Josiana e Rosiane com imensa alegria e sente-se fortalecida na sua Missão de seguir Jesus Cristo Pobre, Crucificado e Misericordioso, como irmãs de todos, para promover e restaurar a Vida, transformando o vale de lágrimas em Vale de Graças.