08.02.2021

Homenagem à Ir. Bernadette

É Com muita dor, lágrimas, tristeza e um vazio enorme no meu coração, que recebo a notícia da partida de uma das pessoas mais queridas, bondosas, protetoras, incríveis e amadas que passou pela minha vida e pela vida de centenas de outras pessoas.
Minha querida e amada amiga Ir Bernadette Marsaro.
Foi ela quem me apresentou o amor verdadeiro a Jesus.
Criança, adolescente ainda, saí da casa dos meus pais para morar e estudar em São Paulo, guiada por suas mãos. Minha primeira Diretora/educadora na vida Religiosa.
E a Senhora me apresentou à nova e grande família Franciscanas de Ingolstadt.
Uma criança que jamais havia saído de perto dos seus pais, agora fazia parte dessa família que me recebia e me acolhia com tanto amor e carinho, como uma verdadeira filha.
A Senhora foi minha primeira orientadora Espiritual e foi quem me mostrou o caminho da verdadeira entrega de amor a Jesus e a Mãe Maria e me fez conhecer a verdadeira vida Franciscana através das obras de São Francisco de Assis.
Sua presença em minha vida foi como um divisor de águas.
E foi através de ti, Ir. Bernardete, que eu conheci o verdadeiro significado do Amor Divino, do sentido da Fé, da entrega, do amor aos menos favorecidos, da compaixão, de fazer o bem, do perdão, da humildade, da simplicidade…
Nunca nos afastamos.
Quando eu estava em S. Paulo, dava uma passadinha no Colégio para te fazer uma visita e vice-versa. A cada visita sua, muitas gargalhadas, lembranças, conversas, saudades…
Quando soube da minha doença, não hesitou em me ligar ou me visitar.
O sentimento, neste momento, é de uma dor sem tamanho, lancinante.
Justamente porque é através dessa terrível doença, que não poupa família alguma, que a Senhora se foi.
Certeza absoluta que lutou com todas as suas forças para vencê-la.
Mas essa não foi a vontade do Pai.
Que Deus a receba em seus braços com todo o amor que a Senhora merece e que demonstrou em vida e que ao mesmo tempo Ele acalme e conforte o coração de todos nós, principalmente aos familiares, seus irmãos de sangue, Lurdes Marsaro Inês, Valdir, Nelson e meu cunhado Luiz, minha irmã Isabel Marsaro sua amiga e confidente.
Seus sobrinhos que tanto a amavam e as queridas Irmãs Franciscanas, Ir. Carmen Polo,  Ir. Glorinha Leandro, Ir Lia Eunice Simon, Ir Priscilla Rossetto, Ir. Claudia Dal Moro, Ir. Ir. Lidia do Nascimento, Ir. Nair, Ir. Rosa, Ir Clarice, Irmãs Stella e Fernanda, Ir. Silvinha, Ir. Canisia, Ir.Fátima, Ir. Inácia, Ir. Lucila, Ir. Paula e as demais irmãs que sofrem com a sua partida.
Ir Bernadette, um ser de luz tão intensa, que Deus a quis ao Seu lado para iluminar e auxiliar a conduzir a humanidade para o caminho do amor verdadeiro.

Mari Meneguzzo Schnornberger