30.08.2020

Falecimento – Ir. Teresinha (Judite Piazza)

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento da nossa querida Ir. Terezinha Piazza, que estava internada há mais de um mês no  hospital HCOR. Seguem depoimentos da Irmãs:

 Ir Romana: Damos graças a Deus porque a vida da Ir. Teresinha Piazza, foi total doação, entrega, serviço, amor, consagração a Deus no serviço aos irmãos. Sendo uma das primeiras Franciscanas de Ingolstadt do Brasil, sua vida inteira foi o “sim” de Maria: “Faça-se em mim, segundo a vossa palavra”.
Consagrada e fervorosa fiel, dedicava a primeira hora do dia ao Senhor, na oração silenciosa,  até chegar o momento da Oração Comunitária. Assim, também fazia no final de cada dia.
Nos últimos anos, vividos na Sede Regional, zelosa, mantinha-se ocupada. Mesmo podendo descansar, pela idade, não deixava de colocar, bem cedo, o avental do serviço fraterno de cultivar lindas flores no jardim, cuidar da horta,  regar, plantar, semear, limpar e, na cozinha, fazer biscoitos, o bolo delicioso, preparar saborosas refeições.
O que é mais marcou a vida da Ir. Teresinha foi a sua reposta à missão que lhe foi confiada, fazendo-a frutificar, na Comunidade Santa Clara, em Embu-Guaçu/SP, que começou como Sítio São Francisco. 
Lá foi preciso morar em casa de madeira simples, cultivar a terra, plantar, semear, produzir frutas, verduras, criar pequenos animais. Em tudo isso, ela foi incansável.
Mas havia também dentro da sua alma, apelos mais profundos: evangelizar, ensinar, ter uma Capela, uma Escola para as pessoas próximas da Casa das Irmãs.
Mesmo em precárias condições pelas estradas sem asfalto, pelos lugares afastados, acompanhava os sacerdotes nas celebrações das capelas da região. Preocupou-se com a catequese dos jovens, dos adultos e crianças, preparando-os para receber os sacramentos, para a vivência e a prática da fé.   
Ali, na casa da Irmãs, fundou o clube de mães para, com elas, refletir, costurar, confeccionar roupas e aprender outras habilidades para ajudar no sustento das suas famílias.
Sua passagem por aquela região ficou marcada pela bondade, pela caridade, pelo desejo de servir, de promover, socorrer, amparar, amar! Ser fiel a Deus e à Congregação, na missão que lhe foi confiada.
Com muita emoção, sempre lembrava e falava de tudo o que ali experimentou e viveu, com a colaboração da Etelvina e na convivência com as Irmãs.
Com alegria maior ainda, contemplava, agradecida, pelos seus sonhos que ali se realizaram:  a Capela Santa Clara que acolhe o povo para a Celebração da Palavra e da Eucaristia e o Colégio Santa Clara que, gratuitamente, oferece ensino e educação de qualidade para Crianças da Educação Infantil até o 5º Ano do EF.
Não dá para pensar na Comunidade Santa Clara, na Capela e no Colégio Santa Clara sem lembrar da dedicação e do testemunho da Ir. Teresinha. Admiração, respeito, louvor, gratidão e bênçãos  por sua vida e missão! Descanse na Paz de Deus, querida Irmã Teresinha! Tenho certeza de que, no Reino de Deus, você está entre os bem-aventurados, para sempre, em Paz! Sentiremos sua falta visível entre nós! Mas, em Deus, estamos sempre com você!
 
Ir Clara: Mais uma intercessora no céu! Emocionada. Ir. Terezinha continua viva nas boas lembranças  da pessoa alegre  e generosa com a qual tive  graça d conviver.
 
Ir. Júlia: Nossa estima Irmã Teresinha descanse na paz do Senhor. Na fé, rezando, estamos unidas e solidárias.
 
Ir Bernadete: Que o senhor a acolha e conceda o descaso eterno
 
Ir Glorinha: Querida Irmã  Teresinha! Descanse em paz. A sua memória ficará sempre guardada  em nossos corações e em nossas lembranças. Deus a acolha em seu Reino Eterno. Nossas preces e orações.  A saudade será eterna.
 
Ir. Clarice Ana: Querida Irmã Teresinha,  descansa em paz! Obrigada por tudo que aprendi com você e de você.  Doação total a Deus e aos mais pobres.  Que saudade do tempo que fazíamos pastoral  em Parelheiros.  Muito triste,  mas grata pelo dom da sua Vida doada!
 
Ir. Nair Casagrande: Querida Irma Terezinha. TENHA um descanso tranquilo. Rezaremos para isso. Sua dedicação  aos mais simples especialmente em Parelheiros. Com chuva. Frio. Sol… não deixava de fazer sua missão.  Guardaremos seu exemplo . Agradeço pela oportunidade de conviver um tempo. Não esqueço também das brincadeiras que fazíamos para alegrar a criançada.
 
Ir. Rosi: Querida irmã Terezinha grande exemplo e testemunho de vida para nós. Descansa em paz!
 
Ir Marcia: A sua vida foi um testemunho forte, alegre, humilde, simples. … Guardo esse exemplo para mim. Reze por nós junto de Deus!
 
Ir. Regina: Deus a tenha em seus bracos, recompensando-a por todo bem realizado entre nós, pelo Reino e para  com os mais pobres…
 
Ir Marli: Vai em paz. Saudades sentirei, mas a sua vida de testemunho e  alegria vai permanecer em nós!!!! Obrigada por tudo.
 
Ir Teresa: Irmã Teresinha querida, louvado seja Deus por tê-la chamado à Vida Consagrada. 
Seu testemunho de alegria, amor e serviço generoso revelaram os valores e a grandeza do seu coração. Vá em paz e interceda por nós!
 
Ir Priscilla: Nossa tão amada Ir Teresinha 
Com certeza, chegou ao céu com alegria, sorrindo e dando sua risada tão  característica, própria de uma consagrada que só soube servir com amor incondicional. 
Nossa Senhora e nossas  Irmãs que já estão na eternidade a apresentaram à  Santíssima Trindade.
Que a Ir Teresinha contemple a face do Senhor e reze por nós.
 
Ir. Bernadette: Querida ir Terezinha você cumpriu sua nobre missão a de servir a todos Irmãs, Padres, Pobres.
Você viveu sua vocação segundo os ensinamentos de São Francisco.
Você sempre tinha uma palavra amiga um sorriso um olhar meigo com os olhos a cor do céu. 
Suas mãos generosas sempre tinham algo para oferecer…
Quantos ensinamentos, quantas obras de caridade para nossa vida de consagradas.
Obrigada pelo seu testemunho de fé de piedade de AMOR.
Vai em PAZ.
Tenha todo tempo  na presença do Amado.
 
Ir. Anice: Descanse em paz junto de Deus, nossa prece e nossa gratidão.
 
Ir. Vera Lucia: Que o Senhor   acolha nossa querida Ir.Teresinha na sua gloria e a recompense por todo bem realizado.
 
Ir Terezinha Brito: Irmã Teresinha, Deus a chamou para junto de si hoje, dia em que celebramos a nossa Páscoa semanal. É,  irmã,  hoje foi a sua Páscoa…vamos ficar com o seu testemunho de simplicidade e alegria de consagrada. Obrigada irmã, vá com Deus.
 
 Ir Bernadete: Ir. Teresinha! Deus a chamou neste último dia do mês de Agosto. Ele a chamou porque o Seu Amor é imenso, seu zelo pela criatura amada que és, é imensurável. A  certeza que vive em mim, é que estás contemplando a face do Bom Pastor o seu Amado. Vá em Paz!
 
Ir. Luciana: Queridas Irmãs todas nós estamos tristes com o falecimento da nossa Irmã Teresinha. Que Deus seja  a nossa Força e acolha a nossa querida Irmã no seu Reino Celeste onde não há tristeza e nem dor paz e bem!!
 
Ir. Ionice: Deus na sua infinita misericórdia  acolha a Irmã Terezinha com alegria e festa no céu. Que junto de Deus interceda por nós.
 
Ir. Claudina: Queridas Irmãs: Romana e toda a  sua  comunidade como também toda a nossa Congregação. Ela foi e sempre será nossa Irmã que viveu sua consagração na fidelidade, amor/caridade. Tivemos nela um lindo testemunho de paciência, doação sem reserva. Que ela receba de Deus a recompensa por tudo de bom que realizou e a misericórdia pelas fraquezas também.  Descanse na Paz do Senhor e interceda a Deus por nós.
 
Ir. Rosa: Obrigada Ir.Teresinha pela luz que brilhava em você, pelo seu modo simples e especial de ser na missão de cada dia.
Interceda por nós Irmãs e pela humanidade de lá do céu de junto de N.Senhora, nossas Irmãs Pioneiras é de todos os Anjos e Santos de Deus.Descase em paz.Descanse na luz do Senhor que nunca se apaga.
 
Ir. Elena: Querida  Ir. Romana e cada Irmã  de longe  e de perto. Ir. Teresinha, cumpriu  sua missão  aqui na  terra….silenciosa, olhar  penetrante….lançou  muitas  sementes  por onde  passou.  Tudo para maior honra  e  glória  de Deus. “A vida pra quem  acredita, não é passageira ilusão”.  Creio  que  Deus  já  a acolheu na nova morada. Gratidão por  tudo. Lembro todas as vezes  que  fui acolhida  e  com muita ternura, seu carinho e apreço.  Vai , vai missionária  e intercede por  todas nós  e as pessoas  que  nos foram confiadas pela  infinita  bondade e  misericórdia de Deus.
 
Ir. Angela: Querida Irmã Teresinha! Entre nós você era  simples,  alegre e servindo sempre. Agora, junto da Trindade,  Maria Santíssima e todos os que a precederam já está vivendo em plenitude e que aqui viveu em pequenas doses. Obrigada pelo seu exemplo de vida.
 
Ir. Telma: Lembro dos momentos de risos quando eu ia na Sede: um delicioso biscoitinho no guardanapo. Suas orações pela Missão, seu carinho e meiguice nos  nossos almoços, sempre serviçal. Deus a recompense com Sua Glória!
 
Ir. Bernarda: Ir. Teresinha,  vai em paz, com sua simplicidade de vida, com seu sorriso nos lábios, com seus olhos azuis e brilhantes, sempre pronta a nos dar algo quando chegávamos na sua casa. Obrigada por sua bela vida. Vai contente ao encontro do Pai do céu. Intercede por nós de lá que ainda continuamos neste vale, podendo também transformá-lo em Vale Graças.  Descanse em paz.
 
Ir. Paula: Querida Ir. Romana, queridas Irmãs. Muitas de vocês já descreveram as virtudes da Ir. Teresinha e expressaram sua admiração por ela. Seu testemunho de consagrada e amiga dos pobres, em todas nós suscita gratidão e é motivação para nossa própria caminhada. Estou unida a todas vocês, mas não estou triste, pois a vida da Ir. Teresinha foi uma vida bonita.
Minha querida Irmã, descanse em paz, continue dando boas risadas na presença da Trindade! 
Fiquemos unidas em oração e no bem-querer.
 
Estes são alguns dos testemunhos de nossas Irmãs, manifestando sua imensa admiração e gratidão para com nossa amada Irmã, que hoje se encontrou com Deus, face a face. 
Minha querida Ir. Teresinha, as palavras não conseguem expressar meus sentimentos. Interceda por nós, e fique na Luz e na Paz.
 
Ir. Mírian Simon