08.11.2018

Espiritualidade Franciscana

 

Entre os dias 2 a 4 de novembro, e aproveitando o feriado da saudade, jovens de vários Estados reuniram-se para se aprofundar na espiritualidade franciscana. Este encontro aconteceu na cidade de Balneário Camboriú, SC, na Matriz de Santa Inês, cujo responsável é Frei Lady da Ordem Franciscana Menor (OFM).

O encontro foi assessorado por Frei Vitório Mazzuco, com reflexões sobre as virtudes Franciscanas e o Código da Cavalaria Medieval. O Frei lançou para os participantes do encontro, uma “simples” pergunta para pensar.

A maior resposta para os questionamentos é talvez o desejo de “fazer” e o desejo de algo que seja transformador e acolhedor, pois o momento no qual vivemos, a realidade na qual estamos inseridos nos questiona: como podemos ser cristãos que façam a diferença?

As virtudes nos motivam a sermos diferentes, mostram que, ser Franciscano na simplicidade, no cuidado, na justiça, na minoridade, no acolhimento, também nos realiza e nos faz felizes.

Acredito que cada participante vai também acolher todos estes ensinamentos para continuar na busca de uma espiritualidade integradora que nos une, cada vez mais, no mesmo objetivo: Jesus Cristo. Isso é Alverne – o encontro que deixa marcas, assim como foi com Francisco de Assis.

Um dos momentos marcantes foi também a investidura cavalheiresca a cada um dos jovens, que confeccionaram seu vestimento e, num ritual medieval, cada um recebeu uma benção.

Na última reflexão do domingo, baseando-se em São Bernardo de Claraval, Frei Vitório apresentou-nos os três beijos que Deus nos dá a cada dia. O primeiro, pela criação que nos acolhe e nos encanta com tudo o que vemos e sentimos. O segundo, com a Eucarística, o Deus que nos abraça,  e nos preenche por dentro. O terceiro, a respiração, o pneuma, o Espírito, que nos impulsiona e nos dá a vida.

No encerramento do encontro todos estavam empolgados e satisfeitos pelo final de semana maravilhoso que vivenciaram. Paz e bem