30.04.2021

Em Maio, Santuários em Oração com o Papa, pelo fim da pandemia:

Antonino Ferreira-Istock

Trinta Santuários, representativos de todo o mundo, conduzirão a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio em uma maratona de oração com o tema: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”, para invocar o fim da pandemia.

A iniciativa, nascida do desejo sincero do Papa Francisco e promovida pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, tem como objetivo envolver de modo especial todos os outros santuários do mundo, para promoverem a oração do Terço junto dos fiéis, das famílias e das comunidades.

O Papa Francisco participará pessoalmente dos momentos de oração do Terço, no primeiro e no último dia do mês de maio. A iniciativa desejada pelo Papa será às 18 horas (horário de Roma) todos os dias do mês de maio em 30 Santuários representativos de todo o mundo

Segundo o forte desejo do Santo Padre, o mês de maio será dedicado a uma “maratona” de oração para invocar o fim da pandemia, que aflige o mundo há mais de um ano, e para a retomada das atividades sociais e de trabalho. O Papa Francisco quis envolver todos os Santuários do mundo nesta iniciativa, para que se tornassem instrumentos para uma oração de toda a Igreja. A iniciativa está sendo realizada à luz da expressão bíblica: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus” (At 12,5).

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, encarregado pelo Papa de organizar o evento, estendeu o convite a todos os Santuários do mundo, a fim de promover a difusão da iniciativa nas respectivas Regiões, de modo a chegar aos sacerdotes, às famílias e a todos os fiéis, convidando-os a unir-se a esta oração de intercessão e esperança à Santíssima Virgem. Com a oração do Terço, cada dia do mês é marcado por uma intenção de oração.

Cada Santuário do mundo é convidado a rezar na maneira e na linguagem em que a tradição local se expressa, a invocar a retomada da vida social, do trabalho e das muitas atividades humanas que foram suspensas durante a pandemia. Este chamado comunitário procura realizar uma oração contínua, distribuída pelos meridianos do mundo, que se eleva incessantemente de toda a Igreja ao Pai através da intercessão da Virgem Maria. Por esta razão, os Santuários são chamados a promover e solicitar o máximo possível a participação do povo, para que todos possam dedicar um momento à oração diária, no carro, na rua, com o smartphone e, graças às tecnologias de comunicação, pelo fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Queridos irmãos e irmãs, contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornará ainda mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar esta provação. Eu rezarei por vocês, especialmente pelos mais sofredores, e vocês, por favor, rezem por mim. Eu lhes agradeço e os abençoo de coração. ” (Papa Francisco)

Os 30 Santuários que participam das orações de maio pelo fim da pandemia

Dia

SANTUÁRIO

PAÍS

INTENÇÃO

01

N. Senhora  de Walsingham

Inglaterra

Pelos falecidos por causa da pandemia

02

Jesus Salvador e Maria MÃE

Nigéria /Africa

Por aqueles que não conseguiram se despedir dos seus entes queridos

03

Nossa Senhora de Częstochowa

Polonia

Pelos Contagiados e Enfermos

04

Basílica da Anunciação (Nazaré)

Israel 

Pelas Mulheres grávidas e pelos bebês que estão para nascer

05

Santa Virgem do Rosário (Namyang)

Coreia do Sul

Pelas Crianças e Adolescentes

06

Nossa Senhora Aparecida

Brasil

Pelos Jovens

07

N. Sra. da Paz e da Boa Viagem

Filipinas

Pelas Famílias

08

N. Sra. de Luján

Argentina

Pelos Profissionais da Comunicação

09

Santa Casa de Loreto –

Itália

Para os Anciãos

10

N. Sra. de  Knock

Irlanda

Pelas Pessoas Incapazes

11

Virgem dos Pobres (Banneux)

Bélgica

Pelos Pobres, sem teto, sem condições econômicas

12

N. Sra. da África

Argélia, África

Pelas Pessoas solitárias e sem esperança

13

Sant aVirgem do Rosário de Fátima

Portugal

Pelos Encarcerados

14

N. Sra. da Saúde (Vailankanni)

Índia

Pelos Cientistas e Institutos de Pesquisa Médica

15

Virgem Rainha da Paz / Medjugore)

Bósnia

Pelos Migrantes

16

Catedral de Santa Maria (Sydney)

Austrália

Pelas Vítimas da violência e do tráfico humano

17

Imaculada Conceição (Washington)

USA

Pelos responsáveis das Nações e dos Organismos Internacionais

18

N. Sra. de Lourdes

França

Pelos Médicos e pelos Enfermos

19

Virgem Maria (Éfeso)

Turquia

Pelos Povos em guerra e pela Paz no mundo

20

N. Sra. da Caridade do Cobre

Cuba

Pelos Farmacêuticos e Funcionários da Saúde

21

Virgem de Nagasaki

Japão

Pelos Trabalhadores da Assistência Social

22

N. Sra. de Montserrat

Espanha

Pelos Voluntários

23

N. Sra. de Cap (Trois Revières)

Canadá

Pelas Forças da Ordem: Militares e Bombeiros

24

Por confirmar…

 

Pelos que prestam serviços

essenciais

25

Virgem de Ta’Pinu

Malta / Europa

Pelos Professores, Estudantes e Educadores

26

N. Sra. de Guadalupe 

México

Pelos Trabalhadores e Empresários

27

Mãe de Deus (Zarvanytsia)

Ucrânia

Pelos Desempregados

28

Virgem Negra: N. Sra. de Altötting

Alemanha

Pelo Papa, Bispos, Sacerdotes e Diáconos

29

N. Sra. do Líbano (Harissa)

Líbano

Pelas Pessoas Consagradas

30

Virgem do S. Rosário de Pompeia

Itália

Pela Igreja

31

Jardins do Vaticano SCV

Vaticano

Pelo fim da Pandemia, pela reanimação da Vida Social e retomada do trabalho

Para intensificar a reza do Terço em maio: Papa propõe duas orações

Eis as orações propostas pelo Santo Padre:

ORAÇÃO A MARIA (I)            

–Ó Maria, Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho como um sinal de salvação e de esperança.
–Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos, que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,  mantendo firme a vossa fé.

–Vós, Salvação do Povo Romano, sabeis do que precisamos e temos a certeza de que no-lo providenciareis para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa depois desta provação.

–Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos com a vontade do Pai e a fazer aquilo que nos disser Jesus, que assumiu sobre Si as nossas enfermidades e carregou as nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da ressurreição. Amém.

–À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas na hora da provação, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

ORAÇÃO A MARIA (II)

–«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus». Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.

–Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma.

–Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.

–Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.

–Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.

–Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.

–Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.

–Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.

–Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do gênero, no futuro.

–Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

–Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha, com a sua mão onipotente, para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

–Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.