11.03.2022

DOMINGO da Segunda Semana da Quaresma

“Este é o meu Filho. O Eleito. Escutai-O”.

( Lc 9, 28-36; Gn 15, 5-12.17-18; Sl 26(27); Fl 3,17-4.1)

Jesus perguntou aos discípulos “e vós quem dizeis que eu sou?” Pedro, por uma revelação pessoal do Pai, responde: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Logo após essa afirmação da fé de Pedro, Jesus anuncia que Pedro disse a verdade sobre sua identidade profunda, mas que o Messias devia ir a Jerusalém, onde sofreria uma morte humilhante na cruz. Esse anúncio provoca uma crise nos apóstolos: eles esperam, como todo o povo de Israel, um Messias triunfante, e não um Messias fracassado e crucificado. Jesus resolve as crises sempre na oração e, com Pedro, Tiago e João, sobe à montanha para rezar.

Marcos e Mateus dizem que, durante essa oração, “Jesus foi transfigurado diante deles”. O verbo está no passado, para indicar que o Pai quis mostrar aos discípulos a identidade misteriosa de Jesus; que Ele teria, sim, a glória que os discípulos esperavam do Messias, mas não do modo como eles esperavam e, na sua misericórdia, dirige-se a eles e a nós. Sim, “este é o meu Filho. O Eleito. Escutai-o”. Meditemos sobre nossa resposta a esse convite do Pai.

  • A quem escutar? O Pai nos convida a escutar somente a seu filho. “Eu dei a vocês o meu filho amado: ‘Deus amou tanto o mundo (a humanidade) que nos deu seu Filho único’ (Jo 3,16), para revelar a vocês a verdade do meu amor por todos, o caminho que conduz à vida e à vida eterna, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Tudo o que tenho a revelar a vocês sobre Mim e sobre a vida eterna que reservei para vocês, é Ele, meu Filho, que vai revelar a vocês. Não escutem outras vozes mentirosas que enganam vocês, ouçam somente a Ele. Meu Filho não engana ninguém”.
  • A que vozes de fato estamos dando ouvidos? Quem está orientando nossas vidas? As ideologias reinantes, os youtubers e formadores de opinião, os comunicadores de plantão, os homens e as mulheres de sucesso que ambicionam acumular riquezas a qualquer preço, à custa de milhões de famintos, de miseráveis em extrema pobreza, e de mortos. Damos ouvidos a discursos de pessoas desumanizadas e mentirosas? Ou queremos ouvir Jesus, o homem plenamente humanizado pelo amor e pela verdade, e que nos conduz pelos caminhos da vida verdadeira e eterna?
  • Como ouvir o Filho amado? Primeiramente é preciso conhecer Jesus, porque não se escuta, nem se segue ninguém que não se conhece. O acesso que temos a Jesus é pelos Evangelhos, e o conhecimento não se dá somente pelo estudo, mas sobretudo pela oração, meditando e contemplando o modo como o Filho Eterno do Pai viveu a vida humana em sua encarnação, ouvindo o que Ele nos ensinou, entrando num relacionamento pessoal com Ele, que está vivo, ressuscitado e que vai, pela sua graça e pelo seu Espírito, transformando nossas vidas, dando-nos sentido, alegrias, paz do coração, esperança, certeza da vida eterna.  

(Reflexões dos Padres Jesuítas)