11.10.2017

Dia do nascituro

IMG-20170506-WA0015

“Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz”.

Dia 8 de outubro, celebramos o dia do nascituro. Nascituro é aquele que está por nascer. Apesar de não ter vindo à luz do mundo, tem direito à vida, pois antes de serem formados no ventre de suas mães, o Senhor já os conhece, antes de saírem do seio materno, o Senhor já os consagra (cf.Jr1,5). Quando Maria foi visitar sua prima Isabel, dois nascituros tiveram uma misteriosa comunicação: o Senhor da Vida, no seio puríssimo da Virgem Maria fez saltar de alegria o pequeno João, o Anunciador do Cordeiro. E aquelas duas mães, ”profetizaram sob a inspiração de seus filhos”. Isabel reconhece a mãe do Senhor e exclama: “ bendita sois vós entre todas as mulheres”( Lc 1,42), enquanto Maria, enternecida, vê-se obrigada a proclamar para todo o sempre que, doravante, todas as mulheres a proclamarão bem-aventurada, ou seja, feliz! Sim, feliz por um nascituro, feliz por portar um Menino que ainda não nasceu.

Nos tempos contemporâneos, uma devota da Virgem Maria nos deixou um exemplo comovedor, um testemunho verdadeiro de amor materno. Grávida de seu quarto filho, descobre que está acometida de um fibroma no útero, sendo necessário para salvar a sua vida – o que era um direito seu – a retirada do útero ou o aborto do feto, mas ela preferiu  submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez: “Salvem a criança, dizia ela ao médico, pois tem direito de viver e ser feliz”, pois, se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei – e isso o exijo – a criança. Salvai-a”. Era o dia 21 de abril de 1962, Sexta- feira santa, celebração da imolação do Cordeiro de Deus, nasce a pequena Joana, e é colocada nos braços de sua mãe. Sete dias depois ,esta mãe heroína entrega serenamente sua alma nas mãos de Deus. Seu nome? Gianna Beretta Molla: mãe católica e médica.

À luz de seu exemplo de mulher de fé, tenho uma palavra a dizer a todos os homens e mulheres de boa vontade, já se percebe, na opinião pública, principalmente entre os jovens, como cresce uma nova consciência do respeito pela vida desde a concepção. É a Pastoral Familiar, são os Movimentos pró-vida, as  Novas Comunidades, as Paróquias fomentando a beleza de proteger os inocentes. Vamos partilhar esta verdade: As crianças, desde a concepção, são frutos da bênção de Deus e Ele colocou esta bênção sob os nossos cuidados. Por fim, na esperança de que essas iniciativas façam germinar outras melhores no seio da Igreja de Deus, invoco Santa Gianna Beretta: protegei os nascituros do mundo inteiro, como protegestes os teus!

      Dom Sergio de Deus Borges (Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo)