06.08.2018

Travessia…

Sunset in Sonoran Desert, near Phoenix.
Sunset in Sonoran Desert, near Phoenix.

“Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxeste e este deserto para matar de fome a toda esta gente?” (Êx 16, 3)

Apesar das panelas de comida, vale a pena ser escravo, não ter autonomia, não poder conduzir a própria vida? A travessia pelo deserto exige que eu deixe coisas para trás, que não servem mais para minha vida – e isso não quero fazer. Guardo mágoas, ofensas, perdas… para fazer a travessia, devo me desvincilhar disso tudo.

Quanto mais difícil e espinhosa a travessia, mais profundo e frutuoso será o encontro com Deus. É no deserto que O encontramos. Ali é o lugar da secura, onde  só podemos contar com Ele.

Assumir nossa vida com profundidade e não só na superfície. Quando nos construímos com humanidade, isto vale à pena. Se encontro o sentido mais profundo em minha vida, nos acontecimentos, encontro o Pão da Vida. 

Hoje quase tudo é superficial, até a vivência da fé. Vivemos um pouco de cada “religião”, sem viver nenhuma em profundidade, e assim nada sacia a nossa sede de Deus. Neste mês, somos convocados a viver plenamente nossa vocação. Procuremos momentos para nos retiramos ao “deserto” e deixemos que ali, no profundo silêncio, o Senhor sacie nossa fome, clareie nosso caminho. 

(Ir. Mírian Simon)