12.02.2020

Depoimento da Ir. Elena (Missões)

Tudo começou por um convite, seguido pelo grande Sim, que parecia não caber num coração tão pequenino. Foi a minha primeira missão com a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.  

Sei que não criei expectativas. Simplesmente rezava e pedia ao Senhor da Vida e da Esperança, que conduzisse tudo aquilo que estava por vir. Quando me perguntavam: e daí Ir.Elena (Paz e Bem), o que esperas do MFJ ? “Estou aberta para acolher aquilo que Deus preparou para aqueles que Ele envia em missão”.

Li  a Carta Encíclica do Sumo Pontífice: Francisco -Laudato Si’ – Louvado sejas sobre o cuidado da casa comum.  Procurava escutar não somente com os ouvidos, mas principalmente com a abertura do coração; que as palavras dirigidas não fossem minhas e sim D’aquele que me enviou. Que o meu testemunho, a presença falassem bem mais.

E Deus viu que tudo era muito bom (Gn1,31).

Guardiões das Relações com Deus, com o próximo e com a casa comum.(LS66).

Sou grata por tudo aquilo que vivi, experimentei no silêncio, de tudo o que conteceu: encontros, abraços, risos, a irmã chuva que nos recepcionou com seu frescor, lágrimas sendo derramadas, ombros amigos, a espiritualidade, as assessorias ,oficina, visita ao lixão, apresentação “O Auto de São Francisco” de Ciro Barcelos, as visitas nas famílias e doentes. A valorização da irmã natureza. As refeições, todas preparadas com muito cuidado, com os mínimos detalhes, as cuias de chimarrão que passavam de mão em mão. A alegria e o vigor da juventude, o respeito pela cultura do outro(a). A dinâmica das liturgias – criatividade, danças, a organização, olhares atentos. 

 As pessoas voluntárias que não mediram esforços para que tudo acontecese dentro do previsto. A família que me acolheu com tanta ternura….grande mãe: Lourdes Marinello – proporcionou até um jantar com toda sua Família….quantas delicadezas, gestos que dinheiro nenhum é capaz de comprar. Dava impressão de que a gente se conhecia há muito tempo. A senhora Lourdes dizia: é porque a gente trabalha na e pela igreja! Obrigada Lurdes e família .Gratidão! Gratidão! Gratidão!

Realmente tudo está interligado entre o céu e a terra, como numa roda de um chimarrão. Todos cantavam numa só voz: somos jovens franciscanos em missão no mundo. Restaurando as relações da criação. Com nosso ‘parça’ São Francisco, somos “guardiões das relações com Deus , com o próximo e com a casa comum”. (Ir. Elena Dilly)