10.02.2021

Dados biográficos de Ir. Bernadette Marsaro (Por ocasião do seu falecimento, em 07/02/2021)

Ir. Bernadette Marsaro nasceu aos 05 de junho de 1939, na pequena Vila São Luís, em Esteves Junior, Santa Catarina. É a 3ª filha do casal Guerino Marsaro e de Dª Elisa Marsaro. No batismo recebeu o nome de Elsa. Foi na família que aprendeu as primeiras noções sobre Deus, Jesus Cristo, Nossa Senhora…. Aos 07 anos começou a frequentar as aulas na Escola da Vila, cujo professor a preparou também para a Primeira Eucaristia.

Certa ocasião foi com sua mãe a Marcelino Ramos, local do Santuário de N. Sra. da Salete, visitar uma tia que estava hospitalizada. Foi lá que viu, pela primeira vez, uma religiosa que a encantou pelo seu jeito, sua atenção e cuidado para com os doentes.

Certo dia, a caminho da escola, conversando com um dos seus irmãos a respeito do que cada um pretendia ser quando crescido, disse que gostaria de ser Irmã Religiosa.  Como não havia Irmãs na sua localidade, nem imaginava como poderia concretizar o seu sonho.

A mão do Senhor a conduziu. Em 1952 as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt abriram uma comunidade em Esteves Junior e o Frei Sebaldo Flötgen, pároco, que já sabia da sua intenção, apresentou-a para as Irmãs e foi quando, aos 02 de abril do mesmo ano, apesar das resistências de sua mãe e do irmão mais velho, ingressou no Juvenato Santa Isabel.

Em julho do mesmo ano, foi para São Paulo, enfrentando novamente as resistências da sua mãe que não queria deixá-la seguir viagem, por considerá-la muito nova e ir para tão longe. Tinha apenas 13 anos.

Fazendo parte do grupo de aspirantes no Colégio Nossa Senhora Aparecida, aí completou o Ensino Fundamental e o Curso do Magistério e também a formação para a Vida Religiosa, emitindo os Votos Perpétuos em 1962.

Dando continuidade a sua formação acadêmica, fez o Curso de Orientação Educacional, Ciências Religiosas e Pastoral Catequética na PUC/SP e Estudos Sociais na Faculdade Princesa Isabel, em São Paulo.

Das celebrações religiosas que mais   marcaram a sua vida foi a da entrada no Noviciado, quando recebeu a veste religiosa e o nome de Bernadette, este em comemoração aos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, na França.

Ainda no período de sua formação, além de dar aulas no Colégio N. Sra. Aparecida, supervisionava o estágio de Catequese das normalistas e dava aulas de Ensino Religioso em Escolas públicas e particulares do bairro. Junto com mais um grupo de Irmãs, desenvolveu ainda atividades em Favelas de São Paulo, aos sábados. 

Na Congregação, assumiu a formação de jovens vocacionadas na fase inicial bem como no Juniorato.

Em 1967 foi nomeada Diretora do Colégio Nossa Senhora Aparecida, função esta que exerceu durante 13 anos.

Em 1981 foi transferida para Baependi, MG, como Coordenadora da Comunidade Santo Inácio, onde permaneceu até 1995, quando foi integrar a Comunidade São Francisco, em Ponta Grossa.

Em 1997, foi eleita Superiora Regional; exerceu esta função por três triênios (1997-2006), passando então a fazer parte da Comunidade Santa Elisabeth, em São Paulo.

Nos anos de 1998 e 2004 participou do Capítulo Geral da Congregação, em Ingolstadt, Alemanha.

Em 2006, acolhendo a iniciativa da Congregação de abrir uma Missão na África, – da qual ela foi grande incentivadora, –  visitou, juntamente com a Superiora Geral e o Frei Johannes Bahlmann, OFM, a localidade onde a Congregação poderia estender sua Missão. E, no Capítulo Regional deste mesmo ano, a Missão foi assumida.

Em 2008, acompanhou as duas primeiras Irmãs que, em nome da Congregação, iniciariam as atividades na Missão “ad Gentes”, em Luanda, Angola.

Em 2007, retornou à Comunidade Nossa Senhora Aparecida e, em 2012 passou a pertencer à Comunidade N. Senhora de Nazaré onde, além de coordenadora da Comunidade, assumiu a Direção do então Lar Maria Albertina, posteriormente transformado em Centro Educacional Infantil Lar, quando então esta entidade assistencial, por seu grande empenho e dedicação, passou a pertencer à Associação Cultura Franciscana, e hoje, à Congregação.

Ir. Bernadette foi uma grande empreendedora, inovadora e ousada na concretização da nossa Missão de ser Vale de Graças. A ela devemos a iniciativa e os encaminhamentos da reestruturação da Associação Cultura Franciscana a partir de 2003.

Sempre procurou, com sua visão objetiva, clara e comprometida, buscar, descobrir, apontar novos caminhos.

Ir. Bernadette deixou muitas marcas significativas em todos os que com ela conviveram, com ela trabalharam ou passaram por sua vida, como os muitos registros nas Redes Sociais o confirmam.

Era dotada de uma espiritualidade muito profunda.  Pelos diversos lugares por onde passou, sempre procurou formar grupos de oração e de reflexão. Como prova deste empenho, nos últimos anos, abriu a capela do Lar Maria Albertina para a Comunidade local ter um espaço para oração e vivência dos Sacramentos.

Tinha um zelo muito grande pelos pobres, irradiava alegria, acolhimento, generosidade, disposição em servir. Suas palavras e exemplos enriqueceram a vida de muitos. Tinha a autoridade de quem testemunha os valores que cultiva em seu coração. Suas palavras e vida testemunhavam o desejo de viver radicalmente como São Francisco.

Sabia ser grata por tudo.

Colhendo alguns registros seus, encontramos estes depoimentos:

– “Destaco alguns acontecimentos que marcaram minha caminhada na VRC: a Escola de Oração, o Encontro de Espiritualidade Franciscana, as transferências recebidas, a Experiência Assis em 1992, a visita às origens da Congregação e a participação nos Capítulos Gerais.”

– “Agradeço à Congregação por todo cuidado e oportunidades de crescimento que me foram oferecidas ao longo dos anos.”

– “Agradeço a cada Irmã pelo testemunho de fidelidade ao Senhor e de acolhida fraterna, de apoio e de ajuda, de acolhimento e perdão, de alegria e jovialidade.  Por tudo, dai graças ao Senhor!”

– “Jesus nos ensina o mandamento do amor na escola do serviço e da fraternidade.”

– “Permita-me Deus que o tempo me seja propício para crescer em sua direção, na direção do outro e ao meu próprio coração.”

Em 2020, depois de muitas buscas com profissionais da saúde, depois de muito sofrimento, foi diagnosticado o grave problema de saúde, o câncer nas vias biliares, que a levou, na data de 07 de fevereiro de 2021, ao encontro do Senhor. Deus a chamou e a consagrou por toda a eternidade, conduzindo-a para junto de nossas Pioneiras e outras Irmãs, seus pais e familiares que já se encontram na casa do Pai.

Que ela, de junto de Deus, olhe por todos nós, para que possamos continuar a Missão do Vale de Graças.

Descanse em paz, Ir. Bernadette!