13.03.2017

Cultivar e guardar a criação

You can see my CHAMONIX & MONT BLANC MASSIF photo collection (Chamonix, Mont Blanc Peak, Mont Blanc Massif, Cities, mountains, meadows, sunsets, sunrises, and much more!!!! ) here!!

(…) A Quaresma nos provoca e convoca à conversão, mudança de vida: cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo. Os exercícios do cultivo que a Igreja nos propõe, no tempo da Quaresma, são aqueles que abrem nossa pessoa à graça do encontro; jejum, oração e esmola. Jejum: esvaziamento, expropriação, libertação e não privação. O jejum abre nossa pessoa para a receptividade da vida em Cristo. Oração: súplica de exposição na tentativa de ser atingido pela misericórdia. Esmola; é partilha, o amor partilhado.

Deixar-se tocar pela presença do mendigo que cuida do doador.Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaremal, como itinerário do cultivo e do cuidado comunitário e social. “Fraternidade; biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da Campanha para a Quaresma em 2017. O lema é inspirado no texto do Livro do Génesis 2,15: “Cultivar e guardar a criação”. A Campanha tem como objetivo geral: “ Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”. (…)

A depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. ( …) Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa” (LS, n.217). (…)

                     Dom Leonardo Ulrich Steiner (Bispo Auxiliar de Brasilia  (DF) –  Secretário – Geral da CNBB)

(Trecho da Apresentação da Campanha da Fraternidade 2017)     

(do folheto “Povo de Deus em São Paulo” – ano 41)