27.10.2022

“Cristo vive e te quer vivo!”

CRISTO VIVE: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e te quer vivo! (Exortação Apostólica Christus Vivit).

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, quando a ONU (Organização das Nações unidas) criou o “Ano Internacional da Juventude”. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em sintonia com a ONU criou o Dia Nacional da Juventude como uma atividade permanente nas dioceses do Brasil. Essa atividade permanente (DNJ) tem como objetivo unir as expressões juvenis para celebrar a vida das juventudes.

A Diocese de Xingu-Altamira, em sintonia com a caminhada sinodal da Igreja, trabalhou a temática sobre a sinodalidade e a reflexão proposta pela coordenação nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB. Na primeira edição do DNJ Diocesano, tivemos como tema: Juventudes e Sinodalidade e o lema: “o verbo se fez carne” (Jo 1,14). O DNJ foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na comunidade Nossa Senhora da Paz, KM 75 Faixa, em Medicilândia, Paróquia Imaculada Mãe dos Pobres.

Foi um momento de reencontro das juventudes, das mais variadas expressões juvenis, iluminados pela fé e pela ação libertadora do Espírito Santo. Tivemos como objetivo, articular as juventudes para uma revitalização da pastoral juvenil missionária no Xingu. Para isso realizamos: ação missionária, fortalecimento dos laços de amizades, experiências da vivência sinodal e a importância do caminhar a partir da Exortação Apostólica pós Sinodal Christus Vivit na realidade da Amazônia.

Movidos pelo chamado do Papa Francisco a sermos uma Pastoral Juvenil Sinodal (Cristo Vive, n. 206), celebramos o DNJ 2022 reforçando nossa opção pela pluralidade na Pastoral Juvenil na diocese de Xingu-Altamira, reconhecendo a Encarnação do Verbo em cada rosto jovem e em cada expressão juvenil, em cada grupo de jovens com sua identidade e anseio pelo encontro com Jesus vivo e verdadeiro que gera discípulos missionários. Em espírito de sinodalidade e comunhão desejamos a todos os jovens uma abençoada caminhada juvenil, que sigam firmes na fé e na missão evangelizadora, construindo a Civilização do Amor, fazendo ressoar a voz de Jesus Cristo e da Igreja na pessoa do Papa Francisco “Cristo Vive e te quer vivo!”

(Equipe de coordenação do Setor Diocesano da Juventude).