25.09.2017

“Convertereis o mundo inteiro”

Antwerp - Sermon of Jesus scene in Joriskerk or st. George church from 19. cent. on September 5, 2013 in Antwerp, Belgium

 (…) Se doze homens fizeram fermentar toda a massa, pensa quão grande não será nossa maldade, pois, sendo tão numerosos não conseguimos converter aos que ainda restam, de tal forma que deveríamos estar em condições de fazer fermentar a mil mundos. Porém, eles — me dirás — eram apóstolos. E o que isso significa? Será que eles não participavam de tua mesma condição? Não viviam nas cidades? Será que eles desfrutavam das mesmas coisas que você? Não exerceram seus ofícios? Eram por acaso anjos? Acaso baixaram do céu? Porém, me replicarás, eles fizeram milagres. Até quando utilizaremos o pretexto dos milagres para encobrir a nossa indiferença? (…)

E o próprio Cristo, o que é que dizia ao dar norma aos seus discípulos? Realizai milagres para que os homens os vejam? Brilhe assim vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e deem glória ao vosso Pai que está no céu. Vês como é necessário em todas as partes, que a vida seja boa e esteja cheia de boas obras? Pois por seus frutos – Ele diz – os conhecereis.

                          São João Crisóstomo, (doutor da Igreja séc.V)