07.09.2022

Como ler a Bíblia?

Ler a Bíblia é muito mais do que passar os olhos sobre textos e narrativas. É um encontro com Aquele que nos ama e tem muito a nos ensinar.

Diariamente somos chamados a ler a Palavra de Deus, como oração e como aprendizado. Entretanto, é comum que algumas pessoas sintam certa dificuldade para exercer a prática da leitura regular por ficarem perdidos, não saberem por onde começar ou, até mesmo, não entenderem os textos. 

Mas esses empecilhos não são motivos para deixar de ler as Escrituras. Isso porque existem várias formas  de ler as Sagradas Escrituras

Mais que um livro, a Bíblia é uma biblioteca, com 73 livros diferentes, agrupados em dois grandes conjuntos: o Antigo e o Novo Testamento. 

O livro da Bíblia e sua história

Você já se perguntou o que é a Bíblia? Para os cristãos, a Bíblia é autoridade de fé e de prática de vida, é mais que uma mera literatura, é a Palavra de Deus.

As Escrituras nos mostram cenários e personagens diversos. Esses são narrados por diferentes autores, de épocas distintas e diversas culturas. 

Além da diversidade de autores, estudos históricos apontam que a Bíblia foi escrita dentro de um período aproximado de mil e seiscentos anos entre o primeiro e o último livro. Originalmente, os textos foram escritos em hebraico e aramaico no Antigo Testamento e em grego no Novo Testamento.

A Bíblia é canônica e, apesar da multiplicidade de autores e datas, ela é unificada, existe uma continuidade entre a mensagem do Antigo e Novo Testamento. Portanto, podemos dizer que a Bíblia é uma narrativa única, contando uma única história: do amor e fidelidade de Deus que nos enviou seu Filho Jesus que nos revelou o Rosto Misericordioso do Pai. 

Por onde começar a ler a Bíblia?

Para ler, você não precisa necessariamente seguir uma ordem de começo e fim. Existem várias formas de dar início a sua leitura, portanto, você pode escolher o seu trajeto, considerando a sua realidade.

Caso seja seu primeiro contato com as Escrituras, uma grande sugestão é começar pelos quatro evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas ou João. Qualquer uma dessas quatro leituras lhe permitirá entender um pouco de quem é Jesus, pois todos eles escreveram a biografia Dele. Conhecer Jesus, suas ações e seu pensamento facilitará o conhecimento de toda a Bíblia.

Após a leitura dos evangelhos, você pode seguir para o Atos dos Apóstolos. Nesse livro você encontrará a história da fundação da igreja depois que Jesus ressuscitou. Inclusive, para entender mais a fundo sobre a vida Cristã, após Atos dos Apóstolos, a recomendação é ler as cartas de São Paulo, as demais cartas até o Apocalipse. E assim, com Jesus na mente e no coração poderá ler bem o Antigo Testamento. 

A Igreja, fiel depositária da Bíblia, ao longo da História, sempre colocou as Escrituras, sob a luz de Jesus Mestre. Por isso, a Igreja é, em última instância, a real intérprete dessa biblioteca: a Bíblia.

Na Bíblia, você encontrará histórias, que retratam crises e conflitos, revela o profundo e infinito amor de Deus, as quedas e reerguimentos dos seres humanos.

Conhecendo ou não as Sagradas Escrituras, você pode ler Salmos e Provérbios, trazendo os conselhos dos sábios para o cotidiano. Cânticos, Eclesiastes e Jó são livros indicados para quem estiver mais avançado, permitindo conhecer o amor entre o homem e a mulher, a futilidade de tudo sem Deus e as perguntas difíceis sobre o sofrimento.

Como ler e entender as mensagens da Bíblia?

Após saber por onde começar a leitura, a grande questão é: como ler e entender as mensagens? Esse ponto vale a sua atenção! 

Quem nunca teve um contato com a Bíblia, com toda a certeza, pode achar a leitura um grande desafio. Entretanto, não há motivos para desanimar, pois sim, é possível ler os livros e aprofundar a reflexão e descobertas. No processo, algumas dicas que podem lhe ajudar:

  • Ter um caderno de anotações;
  • Usar um dicionário bíblico;
  • Analisar o contexto, pois há vários gêneros literários, escritos em épocas diferentes.
  • Completar a leitura com outros livros, especialmente as orientações do Papa Francisco e  Biblistas reconhecidos, como Carlos Mesters, Milton Schwantes, entre outros.

O poder do ensinamento bíblico

Depois de aprender como ler a Bíblia, você poderá ter algumas dúvidas, principalmente relacionadas aos seus principais benefícios. Mas tenha em mente: estamos falando de uma leitura longa, que pode levar bastante tempo e nenhum outro livro tem o mesmo poder da Bíblia, capaz de “curar os corações feridos”, como no tempo de Cristo.

Portanto, acredite, os benefícios garantidos ao ler a Bíblia, diariamente, colocando-a como sua rotina, são vários. O Papa Francisco, citando a Carta aos Hebreus, orienta que a Palavra de Deus tem realmente o poder de transformar a vida, porque ‘é viva e eficaz, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes’, ‘apta para discernir os pensamentos e intenções do coração’.

Pelas Escrituras, você será capaz de sentir e saborear o terno afeto do Senhor, como também a sua presença restauradora.

A Palavra de Deus sempre traz novidade, é “incapturável”, foge das previsões humanas e, com frequência, rompe os esquemas, afirma o Papa.

A Palavra divina examina os pensamentos e os sentimentos, nos desafia constantemente para redirecionar nosso caminho para Deus. Deixar-se ‘ler’ pela Palavra de Deus nos permite tornar-nos ‘livros abertos’, reflexões vivas da Palavra que salva, testemunhas de Jesus e anunciadores de sua novidade”, explica Francisco.

Enfim, com toda certeza, entender e aprofundar-se na Palavra de Deus é uma das melhores coisas que pode fazer parte da sua vida como um todo. Aproveite esse conteúdo rico em informação para auxiliá-la em sua leitura. Além disso, compartilhe com outras pessoas que possam ter as mesmas dúvidas que você!