13.03.2018

Comemorando….

“Mestre, quero ver de novo” (Mc 10, 51)

Renascer para uma esperança viva e uma ação transformadora: 742 anos de existência, 80 anos no Brasil, 10 anos em Angola.

Nossa Congregação fez uma grande caminhada até aqui: há mais de 7 séculos surgiu, na Alemanha, com as beguinas, que se doaram inteiramente pelo próximo, acolhendo, confortando, alimentando, socorrendo, curando todos os necessitados, abatidos pelas guerras e suas consequências. Após 200 anos se institucionalizaram como Franciscanas de Ingolstadt, tornando-se monjas. Então o governo exigiu, após outros 200 anos, que as irmãs assumissem a educação feminina da cidade. As Irmãs se preparam e assumiram a Escola “Gimnasium” e a “Real Schulle”, com toda sua alma, educando e orientando os alunos para que se tornassem o futuro respeitoso e promissor, como se tornaram. Enquanto isso, durante a 2ª guerra, um grupo de Irmãs veio ao Brasil, se estabelecendo primeiramente em Aiuruoca (MG), indo depois à Baependi (MG) e Moema (SP). 

Aos poucos a Congregação foi crescendo e novas Comunidades foram surgindo, iniciando em Esteves Junior, em Santa Catarina, depois no Paraná onde estão 7 comunidades e no Pará, com 3 comunidades.

Em 2008, duas Irmãs brasileiras, Ir. Claudina Dal Moro e Ir. Ana de Azevedo Maia, aceitaram o envio para Angola, África, dedicando-se à educação de crianças e jovens. Louvamos a Deus pelo trabalho maravilhoso exercido ali, com toda disposição e entrega.

E aqui estamos, louvando e agradecendo a Deus, comemorando 80 anos de nossa existência aqui no Brasil, continuando os mesmos ideais iniciais da Congregação, acolhendo, socorrendo, educando… Louvamos a Deus por tantas pessoas que fizeram esta caminhada conosco, que colaboraram na transformação do vale de lágrimas em Vale de Graças. Louvamos a Deus por você, que nos acompanha neste processo de crescimento e transformação, sempre presente com seu apoio e incentivo. Este é um ano de ação de graças por tantos bens recebidos, por tantos desafios vencidos e pela certeza de que Deus ó o nosso lugar!