19.11.2021

Comemorando S. Isabel da Hungria na Alemanha.

Ingolstadt, 19 de novembro de 2021.

Queridas Irmãs.

Santa Elisabeth é celebrada na Alemanha no dia 19 de novembro, de modo que lhes escrevo hoje.

Esta querida santa, que faleceu com apenas 24 anos de idade, tornou concreto em sua vida o que Jesus propõe a seus discípulos no Evangelho de hoje (Lc 6, 27-38). Esta proposta de Jesus é muito exigente, como comentávamos no carro, na volta da Missa na Igreja dos Capuchinhos. Mas é consoladora a sua promessa para quem a vive de verdade: “Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo”. (v 38) É impressionante o que Elisabeth viveu em tão poucos anos. Acompanhar a história de sua vida, sempre nos questiona profundamente.

Sabe-se que depois da morte do marido, intensificou-se ainda mais a animosidade dos parentes dele em relaҫão à santa. Conta-se que também pessoas que ela havia ajudado se voltaram contra ela. Assim, certa vez, nas suas andanҫas pela cidade de Eisenach, que fica ao pé do morro onde se situa o castelo onde vivia a santa, andando pelo caminho que vai à Igreja, encontrou uma mulher idosa que ela havia ajudado com esmolas. Num certo ponto do caminho, onde haviam sido colocadas pedras na lama, para possibilitar a passagem das pessoas, esta mulher a empurrou para fora da passarela de pedras. Elisabeht caiu na sujeira, mas não sentiu nem ressentimento, nem amargura, pelo contrário, levantou-se sorridente e lavou suas vestes no poҫo. Por amor a seu Senhor Jesus Cristo, que suportou desprezo e gozaҫão, aҫoites e a crucifixão, pôde Elisabeth suportar serena e calmamente humilhaҫões, rebaixamentos e inimizades.

Com Santa Elisabeth possamos aprender a dizer: “Vejam, eu digo sempre, nós queremos tornar as pessoas contentes”. (Palavras que Elisabeth teria dito numa distribuiҫão de comida para pobres em Marburg).

Aproveito a oportunidade para agradecer, mais uma vez, por toda a atenҫão e as demonstraҫões de carinho que recebi de todas vocês, quando estive na Região Santa Elisabeth, no período de 21 de setembro a 04 de novembro do presente ano.

Participar de um Capítulo Regional é sempre um enriquecimento para mim e penso que todas vocês se beneficiaram com a reflexão feita antes e durante o mesmo. A troca de ideias é um método bom para se ampliar a visão das coisas. As decisões tomadas podem nortear o agir das Irmãs nos próximos anos. Constatar e experienciar a presenҫa do Espírito Santo em nosso meio, é forҫa para a caminhada e ratificaҫão das propostas assumidas.

E já estamos em preparaҫão para o próximo Capítulo Geral, que acontecerá no próximo ano. Peҫo a todas que se empenhem o quanto possível para que saibamos dar as respostas, como Congregaҫão, que Deus pede a nós nos tempos atuais.

Santa Elisabeth, que foi coerente à vontade de Deus em sua vida, apesar de encontrar resistências ao seu redor, nos ajude a fazer a nossa parte.

Com o carinho de sempre,

Ir. Paula Krindges

Superiora Geral.