11.08.2021

Clara de Assis, luz para uma nova humanidade

Neste dia 11 de agosto, a Família Franciscana celebra a Festa de Santa Clara de Assis. Dentre as muitas preces que a ela dirigimos neste momento da nossa história, queremos suplicar e buscar em Santa Clara a luz a inspiração para reconstruirmos uma nova humanidade. A pandemia não só desvelou os muitos dramas da vida humana e da criação, como também agravou muitas feridas, particularmente das pessoas mais pobres, vulneráveis, descartadas e também aumentou o gemido da Mãe-Terra com as queimadas de biomas naturais, particularmente os da Amazônia e do Pantanal.

A vida de Santa Clara, desde o seu nascimento até a sua canonização, está toda envolta no mistério e no simbolismo da luz. A voz ouvida antes do parto por Hortolana, mãe de Clara, “não temas, mulher, porque salva, vais dar ao mundo uma luz que vai deixar a própria luz mais clara”, é ratificada na Bula de Canonização de Santa Clara: “Clara, preclara por seus claros méritos, clareia claramente no céu pela claridade da grande glória, e na terra pelo esplendor dos milagres sublimes”. E continua a Bula: “O mundo recebeu de Clara um claro espelho de exemplo… Brilhou no século…, brilhou na vida…, foi clara na terra e reluz no céu”.

A luz profética de Santa Clara não só brilhou naquele período da Idade Média, mas continua a ser luz referencial para a humanidade de hoje que, neste momento, atravessa por diferentes situações de trevas. Por isso, neste dia festivo, queremos invocar Santa Clara e suplicar-lhe que, com a sua clareza e seu “espelho de exemplo”, nos inspire a sermos “candelabros de santidade” para construirmos uma nova humanidade:  Uma humanidade reconciliada e pacificada; uma humanidade cuidadora, fraterna e profética; uma humanidade transfigurada a partir do Amor de Deus; uma humanidade reconstruída na fé e compadecida com as dores dos irmãos e da inteira criação; uma humanidade alimentada pela esperança de um mundo melhor, com a proposta de “uma forma de vida com o sabor do Evangelho” (Fratelli tutti, n.1).

(Mensagem do Ministro Provincial – Frei Fidêncio Vanboemmel –  OFM)

O Senhor te abençoe e te proteja / faça resplandecer sobre a ti a sua face
e te dê a sua misericórdia.

Volte para ti o seu olhar / e te dê a paz.

Derrame sobre ti as suas bênçãos e no céu te coloque entre os seus Santos e Santas.

Queridas Irmãs:

Santa Clara preocupava-se com o cultivo da vida fraterna. Sua bênção quer confirmar sua família  religiosa na vivência e convivência fraterna e no amor mútuo. A bênção se constitui numa  oração para preservar na fidelidade, na fraternidade e no bem até o fim.   

“Eu as abençoo em minha vida e depois de minha morte, como posso. Com todas as bênçãos com o Pai das misericórdias abençoou e abençoará seus filhos e filhas,  no céu e na terra, e com as quais um pai e uma mãe espiritual abençoaram e abençoarão seus filhos e filhas espirituais, amém.

Amem sempre as suas almas e as de todas as suas irmãs, e sejam solícitas na observância do que prometeram. O Senhor esteja sempre com vocês e oxalá estejam vocês também sempre com Ele. Amém” . (Testemento,11-16)

“No Senhor Jesus Cristo, aconselho e admoesto todas as Irmãs, presentes e futuras, a que sempre se empenhem em seguir o caminho da santa humilde,  simplicidade e pobreza, e viver honesta e santamente, como aprendemos de nosso Pai São Francisco, desde o início de nossa conversão a Cristo. Assim, sempre seja manifesto ao nosso redor e até mais distante o bom odor desta vida, não por nossos méritos, mas apenas pela generosidade da graça do divino Doador e Pai de toda a misericórdia”. ( Conf. 2 Cor 1,3)

Santa Clara ilumine o nosso caminho! Ela atraiu as bênçãos sobre si,  sobre sua comunidade, sua cidade, e sobre todo o mundo.

Na medida em que vivemos o projeto de Deus, realizando a vontade do Pai, em Obediência, Fidelidade e Fé estaremos atraindo as bênçãos de Deus para nós,  para todos aqueles que alcançamos com nossa presença e missão.

Paz e Bem!

Ir.Romana