04.10.2017

Celebremos São Francisco!

Vienna - Paint of st. Francis from vestibule of Schottenkirche church  on July 3, 2013 in Vienna.

 Ingolstadt, outubro de 2017.

Queridas Irmãs.

Hoje cedo, ao contemplar da janela da capela a paisagem outonal de nosso quintal, vi que estava completamente envolvida pela neblina. A neblina permitia apenas que eu percebesse o contorno das plantas e as cores que o outono havia espargido nelas. Não conseguia ver detalhes.

Então voltei meu olhar para dentro da capela, onde, na parte de trás da mesma, a artista evangélica Elizabeth Steinhauser pintou no alto um friso, que contorna toda a capela. Nele estão representadas cenas da vida de Francisco, mas como se estivesem envolvidas numa bruma. Foi intenҫão da artista que os contornos das mesmas não fossem bem definidos, a fim de que o orante, em contemplaҫão, enxergasse além do que visse representado nas cenas.

Estes dois “flasches” me levaram à seguinte reflexão: nós, os franciscanos do século XXI, que vivemos no tempo da comunicaҫão rápida e em tempo real, da febril agitaҫão e das novidades que se sucedem num ritmo que mal podemos acompanhar, de tanto sofrimento no mundo, como vemos Francisco e o modo de vida que ele viveu e deixou como heranҫa para seus seguidores? É algo bem definido, com orientaҫões claras, precisas e vigorosas, centradas na pessoa de Jesus Cristo, acompanhadas por um imenso respeito pelas criaturas de Deus? É uma vida que ainda hoje pode ser vivida? Ou é algo que corre o risco de se diluir na bruma dos nossos tempos frenéticos?

Celebrar São Francisco, sua vida e sua heranҫa, num dia especial, em toda a Igreja, constitui um louvor ao “Deus Altíssimo” por tudo o que Ele realizou na vida de Francisco. E isto a nível universal! Juntamos, assim, nossas vozes às de muitíssimas outras pessoas, que não se declaram pertencentes à instituiҫão “Igreja” e que admiram grandemente o santo de Assis.

Para nós, franciscanos, isto é motivo de alegria, pois “nosso” santo é reconhecido e admirado no mundo inteiro. Mas é também um compromisso, uma vez que Deus nos concedeu uma vocaҫão franciscana, que nos impele a viver e a testemunhar, no mundo de hoje, “Jesus Cristo, pobre, humilde e crucificado”.

Desejo a todas vocês, queridas Irmãs, uma abenҫoada festa de São Francisco, com fraterna jovialidade. Desejo também que nosso coraҫão franciscano se revitalize sempre de novo!

Com o carinho de sempre,

Ir. Paula Krindges – Superiora Geral.