03.10.2020

Celebrando São Francisco no ano de 2020.

O evangelho de hoje (Lc 10, 17-24) relata a volta e o encontro com Jesus dos 72 discípulos que Ele enviara em missão. Estes, “muito contentes”, narraram, entusiasmados, o que lhes acontecera durante a missão.

O sacerdote que celebrou missa conosco hoje, em nossa capela, ao fazer a reflexão sobre esta passagem do evangelho, sublinhou o entusiasmo que sentiram os discípulos ao constatarem: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome” (17).

Mas Jesus, em seguida, dá os verdadeiros motivos que devem alimentar o nosso entusiasmo: “… nada vos poderá fazer mal” (19);  “…ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu” (20).

São Francisco, em suas caminhadas como pregador itinerante, mas, sobretudo, por sua vida, anunciou Jesus com todo o ardor. Frio, longas caminhadas, jejuns, incertezas quanto a sua missão, vigílias, quaresmas, incompreensão dos seus… nada o impediu de anunciar “o bem, todo o bem, o sumo bem, o Senhor Deus vivo e verdadeiro” (Bilhete a Fr. Leão).

Nós, os franciscanos de hoje, mas também tantas outras pessoas, que talvez nem se relacionem com Deus, nos entusiasmamos por Francisco, pois sua coerência de vida empolga e atrai.

Assim, ao abraҫarmos o carisma franciscano, assumimos uma grande responsabilidade perante o mundo de hoje, que está perdendo a sensibilidade às coisas de Deus e para com as suas criaturas.

Nesta festa de São Francisco desejo, queridas Irmãs, que tenhamos a graҫa de renovar nosso entusiasmo por nossa missão na Igreja e no mundo.

Feliz festa de São Francisco, com uma boa dose de jovialidade e entusiasmo.

Com todo o carinho e unida a todas,

Ir. Paula Krindges

Superiora Geral.