16.04.2018

Caminhada Franciscana da Juventude

“A vida é uma jornada engraçada, você acaba encontrando sem procurar, lá no final dela, aquelas pessoas que você procurou e não achou no começo”. (Clavio Jacinto).

São assim os passos de quem inicia a Caminhada Franciscana da Juventude(CFJ), pois, encontra e reencontra muitos ao longo do caminho. Então, entre os dias 14 e 15 abril próximos passados, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt e formandas participaram da CFJ em Campos do Jordão SP.

Campos do Jordão é um município brasileiro localizado no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira; faz parte da recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sub-região 2 de Taubaté. A cidade fica à altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. Sua população estimada, em 2014, era de 50.541 habitantes.

Dista 173 km da cidade de S. Paulo. Fizeram-se presentes aproximadamente 800 jovens provindos de vários Estados. O trecho percorrido foi de 31 Km aproximadamente (na conta do frei Diego Mello OFM, mas acho que foram bem mais).

O tema da caminhada foi “Coragem, levanta- te, Jesus te chama” (Mc 10,49), e o lema “Reconstruir vidas e construir sonhos”. 

A cada parada no processo da caminhada, os jovens da comunidade encenavam parte do Evangelho, que “contribuía” para as reflexões enquanto caminhávamos. Em todos os momentos, a espiritualidade deixava forte marca nos participantes, assim foi no final da primeira noite, onde todos passaram no “Túnel do amor”, representando assim todo o acolhimento do fundador das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima, Frei Orestes Girard (OFM in memoria).

Além do túnel, que foi feito por todos os consagrados das diversas Congregações que participavam da caminhada, teve também o momento do Lava Pés, como auge do final deste evento, que foi feito pelos Consagrados participantes; sendo assim, foram lavados os pés de todos os jovens presentes. 

Mais uma vez, nos colocamos a caminho no seguimento de Jesus Cristo. Paz e bem!