17.10.2021

AUTORIDADE, Privilégio ou Serviço?

John Theodor-Istock

Durante a sua vida, Cristo lutou muito contra um falso conceito de grandeza existente nos homens do seu povo e do seu tempo. As Leituras bíblicas de hoje nos mostram a verdadeira grandeza, segundo o espírito trazido por Jesus. 

A 1ª leitura apresenta a figura de um “Servo de Deus”, insignificante e desprezado pelos homens, mas através do qual se revela a vida e a salvação de Deus.

Lembra-nos que uma vida vivida na simplicidade, na humildade, no sacrifício, na entrega e no dom de si mesmo não é, aos olhos de Deus, uma vida maldita, perdida, fracassada; mas é uma vida fecunda e plenamente realizada, que trará libertação e esperança ao mundo e aos homens. (Is 53,10-11)

Na 2ª Leitura, o autor da Carta aos Hebreus fala-nos de um Deus que ama o homem com um amor sem limites e que, por isso, está disposto a assumir a fragilidade dos homens, a descer ao seu nível, a partilhar a sua condição. Ele não se esconde atrás do seu poder e da sua onipotência, mas aceita descer ao encontro homens para lhes oferecer o seu amor. (He 4,14-16)

No Evangelho, em sua caminhada para Jerusalém, Jesus educa os seus apóstolos para a Missão e completa a sua catequese sobre as exigências do Reino e as condições para integrar a comunidade messiânica. Convida-os a não se deixarem impregnar pelos falsos conceitos de grandeza da época, mas a fazerem da sua vida um dom de amor e de serviço. Faz o 3º Anúncio da Paixão.  (Mc 10,35-45)

– Dois discípulos íntimos de Jesus lhe fazem uma pergunta estranha: “Mestre, faça que nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda, na tua glória”.

– A resposta de Jesus foi taxativa: “Não sabeis o que pedis”… E ironicamente acrescentou: “Podeis beber o cálice que tenho de beber e ser batizado com o batismo que tenho de ser batizado ?” Era mais um anúncio da Paixão… E ser discípulo é ter a mesma sorte…

– E eles, sem entender o que, respondem: “Podemos”.

– Os demais Apóstolos reagem indignados, pois todos eles tinham as mesmas pretensões.

* A procura dos primeiros lugares pelos dois irmãos e a indignação dos outros dez apóstolos revelam a visão que tinham do Reino Messiânico… Jesus pensa na sua morte já próxima, e os apóstolos alimentavam sonhos pessoais de grandeza, de ambição e de poder.

Jesus convida os discípulos a não se deixarem levar por sonhos de ambição, de grandeza, de poder e domínio, mas a fazerem de sua vida um dom de amor e de “serviço”. Mesmo depois da ressurreição continuaram com a mesma mentalidade: “É agora que vais estabelecer a realeza em Israel?”

Jesus aproveita a ocasião para ensinar o sentido da autoridade como serviço, não como privilégio, ou discriminação. A procura de privilégios sempre gera conflitos na sociedade… E o poder não assumido como serviço acaba dividindo e discriminando.

– E Jesus apresenta seu exemplo: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para SERVIR e dar a sua vida em resgate de muitos. Ao longo da História, todos os povos sacralizavam o poder e divinizavam os reis…

– E na comunidade cristã? Quem são os primeiros? As palavras de Jesus não deixam qualquer dúvida: “quem quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos”.

– Mas com muita frequência imitamos os discípulos…  Achamos que temos o direito a algum tipo de vantagem e aspiramos a ambições, honras, elogios, homenagens…

– Na comunidade cristã, a única grandeza é a grandeza de quem, com humildade e simplicidade, faz da própria vida um serviço aos irmãos.

– Na comunidade cristã não há donos, nem grupos privilegiados, nem pessoas mais importantes do que as outras, nem distinções baseadas no dinheiro, na beleza, na cultura, na posição social…

– Na comunidade cristã há irmãos iguais, a quem a comunidade confia serviços diversos em vista do bem de todos. Aquilo que nos deve mover é a vontade de servir, de partilhar com os irmãos os dons que Deus nos concedeu. Só pensamos na glória, não imaginando o sacrifício que acompanharia o Cristo.

Ficamos entusiasmados com a ideia de ser colaboradores na obra da redenção. E esquecemos de que colaboração exige participação nos sofrimentos e dores… Todos queremos ocupar os primeiros lugares no Reino de Cristo… E Jesus nos lembra: “Entre vocês não seja assim…” E nos aponta o caminho pela humildade, no serviço ao próximo…

– Como exerço a minha autoridade, em casa, no emprego, na comunidade?

– Como privilégio ou como serviço?

Pe Antônio Geraldo Dalla Costa- 17.10.2021