14.08.2021

Assunção de Nossa Senhora

RENATO DE OLIVEIRA-Istock

 Liturgia da Palavra: Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab Sl 44; 1Cor 15,20-27a; Lc 1,39-56

Tema-mensagem: Na elevação de Maria ao céu, na incorruptibilidade de seu corpo e de sua alma, também nós e toda criação, somos elevados para junto do Criador, o bendito Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Introdução

Celebramos hoje umas das mais belas e admiráveis maravilhas que Deus operou numa de suas criaturas, a mais predileta: o mistério da Assunção de Maria, Mãe de Jesus.

  1. Um grande sinal no Céu – uma mulher vestida de sol (Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab)

Quem nos introduz no mistério dessa solenidade é São João que, em seu Apocalipse, descreve a seguinte visão: Abriu-se o Templo de Deus, que está no céu, e apareceu no Templo a arca da Aliança. Então, apareceu um grande sinal: “uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 11,19).

Os místicos cristãos sempre viram nessa mulher tanto a nova Eva, Maria, a nova mãe da nova Humanidade, como também, e principalmente, o antigo e novo Povo de Deus, a Igreja. Essa mulher é envolta numa grande contradição. De um lado, vem adornada como rainha, com adereços celestes (a lua, o sol, as estrelas). Por outro lado, tem de enfrentar as dores de um parto e a perseguição de um grande Dragão, postado à sua frente e pronto para devorar-lhe o Filho, logo que esse nascesse.

Está aí, muito bem descrita, uma visão dialética da realidade existencial da Igreja: um complexo de grandeza e de miséria, de alegria e de angústia, de luz e de sombra. Assim, a uma cristologia do Filho do Homem, da Cruz, corresponde, sempre e da mesma forma e com o peso da mesma tradição, uma mariologia e uma eclesiologia também do Filho do Homem, da Cruz. No Filho dessa Mulher, e nela mesma, se cumpre, portanto, o protoevangelho, isto é, o vaticínio mais arcaico do Cristo na Escritura: o anúncio da vitória de Cristo sobre a “antiga serpente” (“Satanás”: o adversário, o acusador), isto é, sobre a soberba diabólica e todas as forças inimigas de Deus. Uma pensadora de nossos tempos, Gertrud von Le Fort, num livrinho intitulado “A mulher eterna”, evoca essa decisiva participação da mulher no mistério da salvação, incluída no dogma da Igreja Católica:

A Igreja, na doutrina do sacramento do matrimônio, não só compara a mulher – cada mulher – com ela mesma, a Igreja, mas ela também glorificou uma mulher como Rainha do Céu e a chamou de ‘Mãe do Redentor’, de ‘Mãe da divina graça’.

A Assunção de Maria contém, assim, e expressa um sentido de salvação (sentido soteriológico), tanto para a Igreja (sentido eclesiológico) como para toda a criação (sentido escatológico).

  1. A assunção de Maria: consumação da Ressurreição (1Cor 15,20-27)

A segunda leitura de hoje, tirada da primeira epístola de Paulo aos Coríntios, nos faz mergulhar no âmago desse mistério salvífico de Cristo e de sua Mãe: Com efeito, visto que a morte veio por um homem, é também por um homem que vem a Ressurreição dos mortos: assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos serão vivificados (1Cor 15,21). Há, pois uma ordem no mistério da salvação operada por Deus: primeiro, Cristo. Ele é primícia dos que adormeceram na morte, isto é, princípio do novo mundo; depois, os que são de Cristo, isto é, os que a ele pertencem. A Ressurreição de Cristo é a morte da morte. É, pois, o triunfo definitivo da vida. Desse triunfo devem participar os que “são de Cristo”. Entre esses, assim confessa a Igreja, em primeiro lugar, vem sua Mãe: Maria. Nela, a participação na Ressurreição já se consumou. Mas, como para Cristo a Ressurreição marca não o fim, mas um novo começo de sua presença e missão, também para Maria, sua Assunção significa uma nova maneira de fazer-se presente no meio da Humanidade. Foi assunta para, assim com seu Filho ressuscitado, poder fazer-se presente em todos os lugares e momentos da história dos homens. Não seria esse o significado de tantas aparições suas ao longo da história!?

  1. Maria e seu Magnificat (Lc 1,39-56)

Para marcar essa solenidade, a Igreja escolhe o Evangelho que narra, primeiramente, o encontro de Maria com sua prima Isabel, grávida de João Batista e, depois, seu famoso “Magnificat”.

  • Maria partiu, apressadamente, para a região montanhosa

Em seu anúncio, o mensageiro celeste dera um sinal a Maria: sua prima, Isabel, avançada em idade e estéril, também daria à luz um filho. Assim, ela teria certa razão para crer que, para Deus, nada é impossível.

A subida apressada de Maria pelas montanhas da Judeia, indo ao encontro de Isabel é contemplada pelos Padres da Igreja num clima claro-escuro e com um sabor agridoce. Para Crisóstomo, Maria precisava aliviar sua aflição: sua ida para junto de Isabel serviria para ocultar seu segredo e, assim, não ser ultrajada e incriminada não apenas ela, mas principalmente seu Filho, que nasceria como um bastardo. Assim, junto a Isabel, encontraria um refúgio para ambos: para ela e o Filho vindo de Deus. Por outro lado, outros, como Ambrósio, ressaltam a alegria de Maria. Já, cheia de Deus, para onde devia ela ir, senão para as alturas? – pergunta Ambrósio. Sua pressa é um sinal da graça: a graça do Espírito Santo, o amor, não conhece demoras, diz ele. Como cordeiro saltitante sobre os montes, o Senhor vem ao encontro do seu povo, trazido no ventre de Maria, que corre leve, ágil e pressurosa, ao encontro de Isabel.

Somos, então, convidados a contemplar o encontro de Maria com Isabel. É o encontro de duas mulheres grávidas, no qual se revelam, nesse momento, duas profetizas. Falam inspiradas pelo Espírito Santo. Isabel sentiu a vinda de Maria e, ao mesmo tempo, João, a vinda do Cristo. O nome “João” evoca o “filho da graça”. Como tal, alegra-se com a vinda do gracioso Salvador, Jesus.

A graça insinuou coisas que eram escondidas à natureza, diz um comentador grego. O véu do mistério não obstruiu a mística visão, que não acontece com os olhos da carne, mas do espírito. Com a saudação de Maria, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e pronunciou uma palavra de bênção. A que outrora se envergonhava, agora se alegra e bendiz. Maria, aquela que o mensageiro divino saudou como “plenificada de graça”, é a bendita entre as mulheres. Bendita de uma maneira singular, pois só ela é mãe de um fruto divino, que se fez carne.

Contemplando esse mistério, assim se encanta e canta São Francisco na Introdução de todas as Horas do Ofício, que compôs para celebrar a Paixão do seu Senhor: Santa Virgem Maria, entre as mulheres não há nenhuma nascida no mundo semelhante a ti, filha e serva do altíssimo Rei Pai celestial, mãe do santíssimo Nosso Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo (Antífona, vv. 1-2). Assim, bendita pelo Arcângelo Gabriel e por Isabel, Maria é digna de veneração pelos Anjos e pelos homens. Por isso, a Igreja não cansa de repetir, principalmente no princípio, no meio e no fim de cada dia “Ave Maria” e de, nas litanias, evocá-la e invocá-la com vários títulos de honra: também com o de “Rainha assunta aos Céus!”

  • Bendita és tu e bendito o fruto do teu ventre

Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42). Eis a palavra de benção que Isabel dirigiu à Maria! Palavra dita por inspiração, por espírito profético. Teofilato, autor bizantino, diz que esse “e” significa “porque”. Assim, podemos entender que Maria é bendita por causa do fruto celestial que ela carrega em seu ventre. Enquanto na ordem da natureza a mãe é a causa da bênção para o filho, aqui é o inverso: o Filho é a bênção para a mãe.

  • E, então, Maria começa a enaltecer seu Senhor

Maria, então, tomada pelo Espírito Santo, exulta de júbilo: “A minh’alma engradece ao Senhor, e exulta o meu espírito em Deus, meu salvador!” (Lc 1,46). Em Maria tudo é obra do Espírito do Senhor. Por isso, ela não diz “Eu”, mas minha alma enaltece o Senhor, isto é, sua vida misteriosa. Maria não é mais (nunca fora) dona de si mesma. Assim, considerando a imensidão e a profundidade do mistério divino, ela não se contém: exulta, rejubila!

Orígenes comenta: primeiro, a alma engrandece o Senhor, para depois alegrar-se em Deus. Pois, se antes não crermos, não podemos nos alegrar. Assim como Maria, também a Igreja pode e deve exultar no Espírito Santo, por causa de Deus, seu Salvador; também a Igreja gera Jesus Cristo para o mundo. Ambrósio diz: se, segundo a carne, uma só é a Mãe de Cristo, segundo o espírito, isto é, segundo a fé, Ele é o fruto de todos os crentes. Por isso, São Francisco dirá, bem mais tarde, que nós somos mães de Jesus Cristo quando o levamos no coração e em nosso corpo por amor divino e de consciência pura e sincera e assim o damos à luz pela santa operação que deve brilhar [1CF 10].

  • O Senhor olhou para a humildade de sua serva

Maria continua dando o motivo de sua exultação: “porque ele pôs os olhos sobre a humildade da sua serva” (Lc 1,48). A humildade, os humildes e pequenos atraem, apaixonam Deus porque ao vê-los eles tocam na fibra mais profunda de sua identidade, revelada por Jesus Cristo, principalmente no presépio, na Cruz, na Eucaristia: sua compaixão, sua misericórdia.

Num sermão, atribuído a Santo Agostinho, a humildade é exaltada como mãe de Deus e escada para o homem ascender ao céu: Oh verdadeira humildade, que pariu um Deus para os homens, deu aos mortais a vida, renovou os céus, purificou o mundo, abriu o paraíso e libertou as almas dos homens. A humildade de Maria se converteu em escada para subir ao céu, pela qual Deus baixou à terra. Na mesma tonalidade, também nos instrui Frei Egídio: Todos os grandes bens que aconteceram foram feitos pela inclinação da cabeça, assim como se manifesta na Bem-aventurada Virgem, no publicano, no santo ladrão e em muitos outros (DE 4).

  • Grandes coisas fez o poderoso por mim

No verso 49, a pergunta pelo motivo da sua exultação, Maria encontra uma nova resposta: “porque fez por mim grandes coisas o Poderoso, e santo é seu nome, e a sua misericórdia é de geração em geração para os que o temem”. Que coisas grandes são essas de que fala Maria? A criatura dá à luz o Criador, a serva gera o Senhor (!), diz um sermão agostiniano. Que o pequeno seja acolhido pelo grande isso é natural. Mas, que o Grande se deixe acolher pelo pequeno isso é coisa grande, inaudita, admirável, santa. A humildade de Deus é coisa grandiosa! Por isso, dizia o Bem aventurado Egídio: Ninguém pode chegar ao conhecimento de Deus senão através da humildade (DE 4). É que, conhecimento de Deus, na verdade, é assemelhação/assemelhar-se a Ele, Nele e com Ele: tornar-se como Ele é.

Maria conheceu Deus – isto é, uniu-se a Ele – tornando-se como Ele é, na sua humildade. A humildade de Deus encontrou uma acolhida perfeita na humildade de Maria. Maria chama Deus de “o Poderoso”. Já o Arcanjo a tinha recordado: nada é impossível a Deus. Ele é capaz de transformar a impossibilidade em possibilidade.

  • O poderoso é santo

Aquele a quem Maria chama de “o Poderoso”, é Santo. Maria diz: “e santo (é) seu nome” (Lc 1,49). A palavra para “santo”, aqui, em grego, é hágion, que significa “digno de temor”, no sentido da veneração, por ser transcendente, separado, livre, solto em si mesmo (absoluto), leve, desprendido da terra. Por isso, também, do seu poder de gravidade prende, segura, sustenta os homens. Em sua santidade, porém, Deus não despreza o humano, antes o ama com terno e visceral amor, com amor de Pai. “E sua misericórdia (é) de geração em geração, para os que o temem” (1,50), isto é, para os que o veneram em seu mistério de grandeza e de santidade. Aqui, é nomeada a misericórdia de Deus. Misericórdia é o amor que brota das “entranhas” de Deus e que se revela no rosto de Jesus. Amor “visceral”, matricial e paterno! Amor que gera e cuida com ternura. Esse amor permanece imutável, inabalável, indeclinável, perpassando toda a história da humanidade. Não se limita a essa ou àquela geração. De geração em geração ele abraça os que o veneram no mistério de sua grandeza e santidade. Por isso, diz nosso atual Papa: Jesus é o rosto da misericórdia do Pai. Assim, mais humano será o homem quanto mais misericórdia a despertar, pois a misericórdia é a linguagem mais universal, mais que a caridade, pois ela é a mãe da caridade, do amor.

  • Dispersou os soberbos de coração

 A atuação do poder de Deus continua sendo cantada por Maria: “dispersou os soberbos de coração” (Lc 1,53). Observemos que Maria não fala de qualquer soberba, mas da soberba que atingiu o âmago mais profundo do homem. São aqueles que, mais do que das coisas desse mundo, estão cheios de si mesmos, de sua própria santidade, virtudes, sabedoria, mas vazios de Deus e dos seus semelhantes, como aquele fariseu que orgulhosamente rezava de pé: “Ó meu Deus, eu te agradeço por não ser como os outros homens que são ladrões, injustos, adúlteros… Jejuo três vezes por semana, pago o dízimo de tudo o que possuo” (Lc 18,11). Deles dizia João Batista raça de víboras (Lc 3,7) e o próprio Mestre: “fariseus, hipócritas” (Mt 23,15). São os que se consideram a si mesmos como sábios e entendidos (Cf. Mt 11,25). Na verdade, esses são os mais miseráveis dos homens porque nada se encontra em seus corações senão suas próprias vaidades e, por isso, condenados eternamente à infelicidade do vazio, da ausência do encontro.

 Falando desse tipo de cristão, assim se expressa Lutero:

Os ricos são os inimigos menores; os poderosos são os maiores. Mas, esses sábios superam tudo. Eles provocam os outros. Os ricos destroem a verdade entre eles próprios; os poderosos a expulsam dos outros; mas os sábios a extinguem completamente e introduzem outra coisa: suas próprias pretensões, para que não tenha chance de se reerguer. Quando a verdade em si é melhor que os seres humanos, nos quais mora, tão piores são os sábios do que os poderosos e ricos. Com razão, Deus resiste especialmente a eles (Magnificat, o Louvor de Maria, Martin Lutero, pág. 92).

  • Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes

Maria continua enaltecendo o Senhor: “Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes” (Lc 1,52). Se antes, Deus dispersou os soberbos, agora vai destituir de seus tronos os poderosos desse mundo. A lógica é a mesma: como aqueles, também esses estão vazios de Deus e de seus semelhantes e, por isso, não tem nenhuma autoridade sobre os outros, senão a da força, da violência, da coerção. Mas, Deus não derruba logo esses poderosos. Ele é paciente e misericordioso. Não deseja jamais que alguém se perca (Cf. Pd 9). Permite, por isso, que eles mesmos vão cavando o vazio de suas covas. Quem sabe, assim, um dia, como aconteceu com Saulo de Tarso, com os romanos, São Francisco e tantos outros, através do contato com os pobres, que eles maltratam e perseguem, descubram neles o Cristo e seu Corpo, a Igreja, e se convertam.

 Maria não diz que Deus irá acabar com os tronos, mas que irá derrubar deles os poderosos. Como, também, não diz que deixará os humildes na humildade, mas que irá elevá-los. Deus não veio destruir a ordem humana, mas temperá-la com o sal de sua sabedoria e fortalecê-la com o vigor de sua misericórdia.

A esse respeito, assim se expressa Lutero:

 Enquanto a terra existir, tem que haver autoridade, governo, poder e tronos. Mas, Deus não tolera por muito tempo que abusem deles e os usem em oposição a Ele, para praticar injustiça e violência contra os piedosos. Do mesmo modo, Deus também não destrói a razão, a sabedoria e a justiça, pois, tem que haver razão, sabedoria e justiça para que o mundo possa subsistir. Mas, destrói a arrogância e os arrogantes que usam esses belos dons de Deus em proveito próprio… e perseguem, com eles, os piedosos e a justiça divina, abusando dessa forma dos belos dons de Deus contra Deus (idem, pág. 92).

São Francisco, ao organizar sua Ordem, não extinguiu os cargos, mas proibiu que fossem exercidos como autoridade ou poder. Por isso, dizia que ninguém devia chamar-se de prior, mas, nesse gênero de vida, todos deviam chamar-se de irmãos menores; e que um devia lavar os pés dos outros (RNB 5).

A mesma coisa é dita de outro modo no verso 53: “os famintos, ele os cobriu de bens, e os ricos, despediu-os de mãos vazias” (Lc 1,53).

  • Lembrou-se de sua misericórdia

 O cântico de Maria termina recordando a fidelidade de Deus à sua aliança com Abraão e, por conseguinte, com Israel. “Veio em socorro de Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia” (Lc 1,54). “Israel” está, aqui, como representante de toda Humanidade. Dizer que Deus se lembra de sua misericórdia significa dizer que Ele confirma sua fidelidade, que sua promessa não ficou sem cumprimento. Em Maria e em Jesus, as promessas feitas por Deus a Abraão, o pai dos crentes e à sua descendência, se realizaram. Todas as nações são abençoadas e agraciadas com a benção da fé no filho de Abraão, Jesus. A salvação se torna, agora, universal.

Assim, se a misericórdia é a fibra mais profunda do coração de Deus, toda vez que alguém, pelo fato de ser criado à sua imagem e semelhança, usar de misericórdia, estará contribuindo para elevar a humanidade e a criação ao sumo de sua perfeição, felicidade e alegria. A Perfeita Alegria que nasce da Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo de que fala São Francisco! (Cf. Fi 8).

Conclusão

Maria, encontrou a consumação de sua vocação-missão pela sua coparticipação, de corpo e alma, no mistério da morte e da Ressurreição de Jesus Cristo, seu Filho. Por isso, hoje, é assumida plenamente no mistério do Deus uno e trino: Pai e Filho e Espírito Santo.

Quem compreendeu bem esse mistério foi São Francisco. Abraçava com amor indizível a mãe do Senhor Jesus, porque fez do Senhor da Majestade nosso irmão e, por ela, conseguimos a ‘misericórdia’ (LM 9,3). Além do mais distinguiu-a também com essa bela saudação: Ave, ó Senhora, santa Rainha, Santa Mãe de Deus, Maria, que és virgem feita Igreja. Eleita pelo santíssimo Pai do Céu, a quem consagrou com seu santíssimo dileto Filho e com o Espírito Santo Paráclito (SVM)

Finalmente, para ver bem a participação de Maria nesse mistério em benefício do momento atual da humanidade, ouçamos nosso Papa Francisco. Depois de dar-lhe o honroso título de “Rainha da Criação”, escreve:

Maria, a Mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna desse mundo ferido. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas desse mundo, exterminadas pelo poder humano. Ela vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam sua beleza. É a Mulher «vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça» (Ap12, 1). Elevada ao céu, é Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza. Maria não só conserva no seu coração toda a vida de Jesus, que «guardava» cuidadosamente (Cf. Lc 2,51), mas agora compreende também o sentido de todas as coisas. Por isso, podemos pedir-Lhe que nos ajude a contemplar esse mundo com um olhar mais sapiente (LS 240)

Frei Dorvalino Fassini, OFM