02.07.2019

2º dia de Assembléia e envio

Neste 2º dia de Assembleia, houve dois momentos importantes: os envios de três Irmãs para duas Missões: Ir. Terezinha e Ir. Ionice assumirão a responsabilidade Pastoral num dos bairros de Altamira.

Como não foi possível a presença da Ir. Ionice, Ir. Telma a substituiu, representando-a nesta emocionante cerimônia de envio. Ir. Romana presidiu a celebração e Ir. Priscilla entregou a cada uma a cruz de S. Damião, representando a entrega, a obediência, o seguimento de Jesus para enfrentar qualquer desafio, por Amor. Entregou também as sandálias, que preparam os pés para a jornada da Missão Apostólica, do caminhar ao encontro e lada a lado com o povo de Deus, especialmente os seus preferidos: os mais necessitados, pobres, indefesos, abandonados…

A seguir, rezamos as Vésperas (Oração da tarde), concluindo-a com preces ecumênicas, seguidas com o gesto de colocar incenso sobre as brasas, elevando assim, com esse perfume, nossas preces até Deus.

Num 2º momento, ir. Romana pediu que Ir. Isabel viesse à frente e houve mais este comovente envio: ela partirá para Luanda (África), onde assumirá a formação e acompanhamento das nossas candidatas à vida Religiosa. Recebeu, da mesma forma, a cruz e as sandálias, pois também percorrerá as empoeiradas estradas em sua missão de convidar jovens vocacionadas, para seguirem as pegadas de Jesus, consagrando suas vidas a Ele. O frei Margon, que veio para pregar o retiro, abençoou a Ir. Isabel, que foi abraçada pelas Irmãs presentes. 

Encerramos a assembleia com uma singela e feliz confraternização, entregando umas às outras uma mensagem com um perfumado creme, que sempre nos recordará desta vivência fraterna e enriquecedora que tivemos nestes dias abençoados de oração, ação de graças, estudos, reflexões, convívio e aprendizado.

Louvado sejas, meu Senhor, por tantas maravilhas que operas em nossa Congregação. (Ir. Mírian Simon)