10.10.2021

Assembleia Capitular 2021 – Primeiro dia  – São Paulo, 09 de outubro de 2021

Iniciamos hoje o dia de Retiro, em preparação para o Capítulo Regional das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, com a Celebração da Eucaristia e Ofício Divino. 

O Assessor, Frei Vitório Mazzuco, fez uso da palavra, refletindo conosco sobre a natureza e importância do Capítulo. No primeiro capítulo Franciscano, conhecido como Capítulo das Esteiras, houve a participação do Bispo; o povo vinha trazer comida para os Frades que realizavam uma reunião literalmente democrática, um empenho pelo bem comum, na responsabilidade mútua de manter acesa a chama do impulso original. 

Que, a exemplo de São Francisco o Espírito Santo de Deus seja nossa “Cabeça” neste capítulo, que Ele nos guie e nos conduza.  Lemos nos Fioretti “Grandes coisas prometemos, maiores ainda nos foram prometidas”. Que Santa Maria dos Anjos, que acolheu São Francisco e seus seguidores, também nos ajude a deixar fluir a inspiração original, utilizando uma linguagem coerente com nossa missão. 

O lugar em que cada Irmã atua é um raio da missão de Seguir Jesus Cristo pobre, Crucificado e Misericordioso como Irmã de todos, para promover e restaurar a Vida, transformando o vale de lágrimas em Vale de Graças.    Que Neste Capítulo, nossa conversa seja breve, substancial, a partir do que vem do coração, pois precisamos mais místicas do que cumprimento de cronograma em nossas atividades.  Façamos o que está ao nosso alcance.

Somos chamadas a sermos “Sal da terra e luz do mundo”.   É muito importante mantermos a unidade de Mente, alma e coração, na vocação à qual fomos chamadas na Igreja e Carisma Franciscano. 

Ao declarar São José como Padroeiro da Igreja Universal, o Papa Francisco tem por objetivo aumentar o amor por este grande santo, ele, que é tão próximo de cada um de nós. São José foi capaz de “Gerar e regenerar vida todos os dias”; São José dá o exemplo  do Amor que dá sentido à vida. Só temos a vida que damos, como o grão de trigo que se deixa transformar. 

Foi o guardião,  o vigia, dedicado, solícito, sem ambição nem nostalgias, plenamente a disposição da missão a ele confiada; exemplo de Obediência, Fidelidade e Fé, sem medo, confiante na obra no Espírito Santo, com carinho, sem tiranias, como acontece com algumas pessoas a quem é atribuída uma função, um cargo.

Em nossos dias vemos tantas pessoas  buscando preencher o vazio existencial com o prazer passageiro nas drogas e tantas outras buscas de felicidade em coisas. São José é um exemplo de vida feliz , plena de sentido, porque está entregue ao serviço do Criador.

Agora nos preparamos para o 2º dia do capítulo.

Paz e bem!!!