25.03.2021

Anunciação de Maria

O que o anjo comunica para Maria ultrapassa o seu entendimento. Porém, sua compreensão se esclarece diante da promessa da ação do Espírito Santo. Ele é a força para levar até o fim a missão recebida.

Maria pede esclarecimento. “Como é que vai ser isto, se eu não conheço homem algum”? Maria não compreende a desconcertante sabedoria divina. Como todas as jovens, Maria sonhava em constituir um lar com o seu novo, José. Mas Deus interfere no projeto pessoal de Maria e José. Maria, porém sabe pospor seu projeto ao de Deus.

 “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com sua sombra”. Só Deus pode oferecer tal presente à humanidade. Em Maria, um único Sim dá início à gestação do Filho. Um Sim feito de resposta incondicional. Um Sim fruto do amor generoso. A força da generatividade vai tecendo a identidade do Homem-Deus: ser pessoa enternecida, enviada para dar calor humano à frieza da história e salvar o que se encontra perdido.

O Sim de Maria, na Anunciação, entrelaça céus e terra. A Encarnação do Filho de Deus é a Nova Criação. Jesus, ao se fazer homem, desce dos céus, entrelaçando Criador e criatura. Neste entrelaçamento encontra-se a expressão da ternura, do amor, da misericórdia…

Maria ao dizer “Faça-se em mim segundo a tua palavra”, dá uma resposta em nome da humanidade. No momento em que Jesus se encarna em Maria, a humanidade inteira recebe a graça divina. A humanidade inteira torna-se morada do Homem-Deus. (Retiro Quaresmal 2015)

“ Ave Maria, Mãe do Salvador, face materna, sinal do nosso Deus, vem orientar os pobres filhos teus!”

  Maria, Mãe da Igreja, Rainha universal, modelo de virtude, liberta-nos do mal.

  Ensina a ser fiel o povo do Senhor, que o mundo se transforme num Reino de Amor.

  Humilde Serva, vem nos ensinar por onde ir e como caminhar, servindo  a Deus e também ao nosso irmão, como resposta a nossa à nossa vocação”.

Implorando a proteção de Maria, peçamos que  Deus nos cure e nos salve!

Ir. Romana  Rossetto