12.10.2017

Amparai-nos, socorrei-nos, ó Senhora Aparecida

A view from the Basilica of Aparecida in São Paulo State

 

Nesta festa de Nossa Senhora Aparecida, encerra-se o ano Mariano Nacional, celebrado na comemoração dos 300 anos do encontro da Imagem da Virgem Mãe Aparecida. Muitas foram as iniciativas Marianas deste ano e os frutos, certamente, também serão muitos.

Na conclusão do Ano Mariano, recordemos brevemente algumas lições que permanecem. A primeira é que Maria, Mãe de Jesus Cristo, é também a mãe  dos Cristãos, que são os discípulos e irmãos de Jesus. Por isso, na comunidade dos Cristãos não deve faltar a consideração especial por Maria; a Igreja seria incompleta, sem a presença de Maria. Foi Jesus que quis assim. Onde estão os irmãos de Jesus, também está a Mãe de Jesus.

Por isso, em nossas devoções comunitárias e particulares, reservemos um lugar especial para a mãe de Cristo e Mãe da Igreja. Tenhamos, em nossas casas, uma imagem ou quadro de Nossa Senhora, não importando o título com o qual a Igreja se dirige a ela. Outra lição recordada neste ano é que Maria não toma o lugar de Jesus, nem atrapalha nossa fé em Cristo Jesus, nosso Salvador e Mediador junto de Deus. Maria sempre aponta para Jesus e pede que nossas atenções se voltem à sua palavra e que sigamos a Ele: “fazei tudo o que Ele vos disser” – continua ela a nos recomendar. A devoção à Maria leva ao encontro de Deus e ao centro dos mistérios da nossa fé. E ela mesma nos dá o exemplo de fidelidade e união com Deus.

Por fim, lembramos que Maria nos foi entregue por Jesus como Mãe: “Mulher, eis aí o teu filho!” E ela continua a cumprir o seu papel de Mãe em relação a nós e toda a humanidade: atenta aos sofrimentos, angústias e fraquezas; ela intercede por nós continuamente junto de Deus. Por isso, podemos recorrer a ela com toda confiança e clamar: amparai-nos, socorrei-nos! A mãe nunca despreza os rogos e lamentos, dos filhos. Também os nosso rogos e lamentos, que são tantos, no Brasil: “amparai-nos, socorrei-nos, ó Senhora Aparecida!”

Cardeal Odilo P. Scherer – Arcebispo de São Paulo