02.12.2019

Advento

(Istock)

Advento é o tempo Litúrgico que abrange os quatro domingos que antecedem o Natal. É um tempo de espera e preparação. 

O melhor da festa é sempre esperar por ela, cuidar de todos os preparativos, e assim é o Advento: esperamos, com Maria, a vinda de Jesus, no qual se cumprem as promessas do Pai.

Esse tempo de preparação deve ser mais espiritual do que físico: devemos nos aquietar diante do Mistério:  permitir que Deus nos ilumine , indicando-nos os pontos fracos que devem ser “nivelados”, nos tornando mais humanos, solidários, atentos, altruístas, sentindo-nos irmãos de cada pessoa, principalmente dos mais  fragilizados, e sentindo-nos também  irmãos de todas as criaturas. Se assim for, ninguém se sentirá só, ninguém passará fome, e nenhuma criatura estará desalentada. “A vossa salvação se aproxima”. Esta é a Redenção para cada um de nós.

Como ensinamos às  crianças: cada gesto solidário, cada pequeno desapego, cada atitude acolhedora é uma palhinha suave e macia  que coloco no bercinho do Deus Menino que está para chegar. Ao contrário, se negarmos gestos de amor humano, estaremos colocando pedrinhas neste berço que acolhe o Filho de Deus Pai. 

Que cada um de nós esteja atento neste Advento, para que nossa preparação interior transborde em júbilo e exultação feliz no dia do Natal, quando o nascimento do Divino Infante vier plenificar nossos sonhos e  esperanças. 

Um abençoado Advento para todos nós!

(Ir. Mírian Simon)