30.10.2023

Adeus Ir. Bernarda

Nossa querida Irmã Bernarda partiu para a casa do Pai. Aqui relatamos um pouco sobre sua vida:

A Ir. Bernarda Sette nasceu no dia 20 de setembro de 1944, em Suruvi, Município de
Concórdia/SC.
Pais: Marcellino Sette e Dozolina Agnolin Sette, recebendo o nome de Inelsa Maria Sette – é a 2ª filha do casal, entre 10 irmãos.
Após o seu nascimento, a família mudou para Barra Bonita, também Município de Concórdia, onde iniciou sua vida escolar e se preparou para a 1ª Eucaristia e Crisma. Ela conta que, desde mais ou menos seus 10 anos de idade, começou a sentir atração pela vida religiosa. Foi seu pai quem transmitiu a notícia à Ir. Anselma, dizendo que tinha uma filha que queria ser Irmã.
Em 1957, a Ir. Anselma foi buscá-la com mais sete jovens, vindo para São Paulo, onde iniciou a formação para a VRC e concluiu os Estudos do Fundamental e Magistério. Ingressou no Postulantado aos 30 de junho de 1963. Em 1964, iniciou o Noviciado. Aos 07/01/65 fez sua profissão temporária em São Paulo. Em 1967 foi transferida para Ponta Grossa / PR, para a comunidade São Francisco, onde atuou na Escola do mesmo nome, que estava sendo fundada neste ano, ministrando aulas e realizando várias atividades pastorais e, aos finais de semana, fazia apostolado nas capelas da proximidade. Nesta localidade cursou a Faculdade de História.

Aos 07 de maio de 1971 emitiu os Votos Perpétuos, na Congregação. Em 1971, foi transferida para São Miguel do Iguaçu onde ministrou aulas no Colégio N. Sra. de Fátima e auxiliava na catequese paroquial e liturgia dominical. Em 1975, retornou para Ponta Grossa, na comunidade e Colégio São Francisco, atuando na Escola e em Pastorais. Em 1981 veio para São Paulo atuando no CONSA.
Celebrou os 25 anos de Vida Religiosa Consagrada em 1990.
Em 1993 foi transferida para o Noviciado N. Sra. da Paz, onde ficou durante um ano. Em 1994 retornou para São Paulo. Foi Conselheira Regional nos períodos de 1994 a 1997 e 2000 a 2003. Em 1996 participou da Experiência a Assis e visitou a Casa Mãe, em Ingolstadt. Depois da “Experiência Assis”, foi convidada pela Família Franciscana do Brasil a participar de mais dois encontros, 2001 e 2002, fazendo parte da Equipe de Coordenação do grupo. Em 2004 foi transferida para a Comunidade Santa Teresa – São Paulo – como formadora das Postulantes, retornando, em 2006, para a Comunidade N. Sra. Aparecida, exercendo a missão de coordenadora por vários triênios.
Celebrou os 50 anos de Vida Consagrada em 2015 e, em 2016  Participou do Capitulo Geral da Congregação em Ingolstadt. Em 2017 a Comunidade onde ela morava passou a residir na R. Macau, onde também exerceu a missão de coordenadora até o presente momento.
Ir. Bernarda atuou significativamente na FFB, regional de São Paulo, fazendo
parte da equipe de coordenação por vários mandatos, dinamizando principalmente as Jornadas Franciscanas. Continuou atuando na Pastoral e Catequese do Colégio F. N. Sra. Aparecida com
muita dedicação. Dinamizou um grupo de reflexão franciscana no mesmo Colégio.
Colaborou na formação de aspirantes, postulantes e noviças do Brasil e de Luanda, online. Empenhou-se no estudo do Carisma, Missão e Espiritualidade da nossa Congregação.
Em 2020 foi diagnosticado um câncer no peritônio, o que exigiu dela um tratamento rigoroso. Sua força e a esperança de melhorar eram muito grandes. Infelizmente o mal contaminou os órgãos internos e, depois de 15 dias hospitalizada entregou sua alma a Deus no dia 27 de outubro, na presença
dos irmãos Ana e José, no mesmo dia que a Ir. Bernarda, em Ingolstadt, no ano de 1953, falecera e de quem ela herdou o nome.
Descanse em paz, Ir. Bernarda. A história da sua vida registra um elenco significativo de ações e de testemunho de vida como Consagrada Franciscana, que ficarão registradas em nossos corações e nos de tantos que passaram por sua vida, seja na missão, ou em encontros fortuitos, pois, por onde passava, deixava sempre uma mensagem para as pessoas com quem encontrava.
Que o Senhor a acolha na posse da bem-aventurança eterna, e que ela interceda junto ao trono da graça pela sua família e por nossa Congregação.