12.12.2017

Abertura do Ano Capitular

shutterstock_182536394

Querida Irmã:

É com um olhar de profunda fé, alegria e humildade que nós Franciscanas de Ingolstadt da Região Santa Elisabeth, iniciamos novamente um TEMPO CAPITULAR.

Como Maria reunida com os Apóstolos no Cenáculo e a exemplo de Francisco de Assis que reunia seus irmãos no Capítulo das esteiras, queremos

– estar com o Senhor e nos dispor a ouvir o que Ele tem a nos dizer,

– fazer deste tempo, um tempo especial para celebrar a fidelidade de Deus e de nossas Irmãs ao longo dos anos da nossa história e, à luz da Palavra do Senhor,

– ver com um novo olhar nossa vida, revigorar a nossa consagração, fortalecer nossa identidade como Franciscanas de Ingolstadt e responder aos apelos da Igreja na força do nosso Carisma.

O Conselho Regional esteve reunido juntamente com a Equipe Pré-Capitular, no dia 06 de dezembro de 2017, tendo como assessor o Frei Vitorio Mazzuco, OFM e, depois de refletir, partilhar e considerar à luz da Palavra de Deus, a História da Congregação e nossa caminhada atual, propõe para o Capítulo de 2018:

TEMA: Mestre, quero ver de novo. (Mc 10,51)

LEMA: 742 anos de existência, 80 anos no Brasil, 10 anos em Luanda: renascer para uma esperança viva e uma ação transformadora.

Abertura do Ano Capitular: Celebração em cada Comunidade, no dia 02/02/2018, ( a proposta desta Celebração será enviada para as comunidades)

1ª. Tarefa: Você, querida Irmã, é convidada a refletir sobre o  Tema e o Lema propostos e, a partir deles,  escrever: O que quer  ver de novo, em você?  O que quer ver de novo,  na sua comunidade local? O que quer  ver de novo,  na Congregação? Qual é a esperança viva que faz sua  vida renascer? Qual é a esperança viva que faz sua comunidade local renascer? Qual é a esperança viva que faz a Congregação renascer? O que propõe como ação transformadora para a sua vida? O que propõe como ação transformadora para a sua comunidade local? O que propõe como ação transformadora para a Congregação? 

                As respostas deverão ser individuais e encaminhadas para: ir.carmem@acf.org.br e ir.bernarda@acf.org.br – até 15 de fevereiro de 2018.

A oração para o Ano Capitular e o cartaz seguirão posteriormente.

Que este Capítulo seja um tempo de graça, de renovação, o tempo de Deus para todas nós, para as nossas comunidades, para a Congregação e para a Igreja, pois um capítulo é por si um evento eclesial. Permaneçamos e caminhemos unidas e dóceis aos impulsos do Espírito Santo!

Paz e Bem!

Ir. Romana Rossetto                                                                Ir. Carmen Polo

Pelo Conselho Regional                                                       Pela Equipe Pré-Capitular