27.03.2018

80 anos de Brasil – nosso Colégio em S. Miguel do Iguaçu

Comemorando os 80 anos da nossa Congregação no Brasil, apresentamos hoje uma das nossas obras em S. Miguel do Iguaçu – Paraná.

Eis o relato de uma das Irmãs pioneiras, quando foram morar e iniciar o Colégio nesta localidade:

Sabendo que as Irmãs estavam na Penha, o padre José Gartner, e a população enviaram um representante até lá. Não conseguindo na Penha, fizeram o pedido à Sede, após a autorização ficou combinado que as Irmãs chegariam no início de Janeiro de 1964.  Assim, dia 17 de janeiro de 1964, chegaram as Irmãs: Emanuela Capitaneo, Luisa Dondoni, Beatriz Polo. 

Ir. Beatriz: “Eu vim de caminhão com o motorista de São Paulo – Sr. Antonio e em outro carro Madre Caritas Ficher, Irmã Gabriela Martins, Irmã Emanuela e Irmã Luisa.

Percebendo que as irmãs estavam chegando um grupo junto com o padre José e autoridades nos acolheram calorosamente com: Foguetes, aplausos, bandeiras…

Entramos na portaria da escola; havia sobre uma mesa a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Sinal de que ela nos estava acolhendo dando-nos força e esperança.  A casa das irmãs não tinha nada, a mesa era a mala, cadeira o chão. Os primeiros dias foram difíceis, organização, móveis para as 3 salas que já estavam construídas para o funcionamento da escola. Sempre tivemos ajuda do povo para que tudo funcionasse. Dia 02 de março de 1964 iniciaram as aulas, nesse dia tivemos uma missa na igreja. Em seguida, procissão até a escola onde, durante a celebração, o padre fez a consagração de cada pessoa da cidade, à Nossa Senhora de Fátima.

Aos poucos o povo foi se identificando com os ideais dessas Irmãs: união dedicação, generosidade, sacrifício, amor e ousadia. Assim, foram construindo, em base solida, para o trabalho de muitas gerações, ou seja: Passo a passo, tijolo sobre tijolo, foi edificando e estruturando o atual colégio Nossa Senhora de Fátima”.

 Da Crônica:

A Comunidade das Irmãs em São Miguel do Iguaçu teve início a 12 janeiro de 1964, a pedido do próprio povo, sobretudo para abrir uma escola “Fundamental I e II”. A Congregação designou as Irmãs Emanuela Capitaneo, Luísa Dondoni e Beatriz Polo para esta missão. 

Missão inicial: A história das Franciscanas de Ingolstadt, em São Miguel do Iguaçu /PR, começa com uma ESCOLA de madeira e uma CASA, também de madeira, que o povo construíra. Quando as Irmãs aí chegaram, encontraram a casa totalmente vazia. Pessoas amigas supriram suas necessidades imediatas. No entanto, alguém estava na casa para recepcioná-las: uma imagem de Nossa Senhora de Fátima na entrada do Colégio as acolheu, proporcionando-lhes segurança e proteção. A estátua fora doada pela comunidade e, conforme desejo do grande benfeitor, Sr. André Maggi, foi escolhida para ser a Padroeira da Escola.

É missão primeira da Comunidade e do Colégio:

“Promover e restaurar a vida de crianças, adolescentes e jovens, em todas as dimensões do ser, sendo presença de acolhimento, simplicidade e alegria, proporcionando-lhes formação integral, por meio da educação e cultivo dos valores cristãos e de cidadania.”

Durante dez anos (1971-1980), o Colégio N. Sra. de Fátima manteve uma extensão da escola (5ª à 8ª série) no Distrito de Itacorá, Município de São Miguel do Iguaçu, em período noturno, a 45 km da sede. Com a construção da Usina de Itaipu, esta localidade foi submersa pelas águas.

Nas décadas de 1970 e 1980, constatou-se um impressionante progresso na cidade, visível nas confortáveis residências da redondeza, na bela Igreja paroquial e na ampla residência das Irmãs, que também abrigava um grupo de aspirantes, que experimentavam o primeiro passo em direção à vida religiosa.

Também houve reformas e ampliação no Colégio.

No decorrer dos anos, outras escolas surgiram na cidade e devido à concorrência, o número de alunos diminuiu e tornou-se difícil manter o Colégio. Foi, então, feito Contrato de Mantença com a Fundação L´Hermitage, que, no entanto, antes de completar 2 anos, decidiu não mais administrar o Colégio, que voltou a ser reassumido pela Congregação das Irmãs.

As Irmãs atuam também no Lar dos Idosos “Centro Promocional D. Scalabrini”, fundado pela Comunidade Paroquial em 1985. Desde seu início, marcam presença e coordenam as atividades deste abrigo.

A partir de 15.11.2003, a Comunidade das Irmãs foi separada do Colégio, ficando assim denominados:

  1. a) Centro Comunitário São Miguel;
  2. b) Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima – Atualmente, o Colégio mantém Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Além das atividades escolares, as Irmãs acompanhavam e continuam acompanhando os sacerdotes às muitas “Capelas”, para orientar a Liturgia e a Catequese.

Hoje, continuam atuando na Paróquia, na formação de catequistas, ministros e lideranças.

Louvado seja Deus por todo bem realizado!