13.02.2022

6º Domingo do Tempo Comum – Felicidade ameaçada

O Ocidente não quis acreditar no amor como fonte de vida e felicidade para o homem e a sociedade. As bem-aventuranças de Jesus continuam sendo uma linguagem ininteligível e inconcebível, inclusive para nós que nos chamamos cristãos.

Nós pusemos a felicidade em outras coisas. Chegamos, inclusive, a confundir a felicidade com o bem-estar. E, embora sejam poucos os que se atrevem a confessá-lo abertamente, para muitos o decisivo para ser feliz é “ter dinheiro”.

Eles quase não têm outro projeto de vida. Apenas trabalhar para ter dinheiro. Ter dinheiro para comprar coisas. Possuir coisas para adquirir uma posição e ser importante na sociedade. Esta é a felicidade na qual cremos. O caminho que procuramos percorrer para buscar a felicidade.

Vivemos numa sociedade que, no fundo, sabe que em tudo isto se esconde algo absurdo, mas não é capaz de buscar uma felicidade mais verdadeira. Gostamos de nossa maneira de viver, embora sintamos que não nos torna felizes.

Nós crentes, deveríamos lembrar-nos de que Jesus não falou só de bem-aventuranças. Lançou também ameaçadoras maldições para todos aqueles que, esquecendo o chamado do amor, desfrutam, satisfeitos, em seu próprio bem-estar. Esta é a ameaça de Jesus: os que possuem e desfrutam tudo quanto seu coração egoísta almejou, descobrirão um dia que não há para eles mais felicidade que aquela que já saborearam.

Talvez estejamos vivendo uns tempos nos quais começamos a intuir melhor a verdade última que se encerra nas ameaças de Jesus: “Ai de vós, os ricos, porque já tendes vosso consolo! Ai de vós, os que agora estais saciados, porque tereis fome! Ai de vós, os que agora rides, porque chorareis!”

Começamos a experimentar que a felicidade não está no puro bem-estar. A civilização da abundância nos oferece meios de vida, mas não razões para viver. A insatisfação atual de muitos não se deve só nem principalmente à crise econômica, mas sobretudo à crise de autênticos motivos para viver, lutar, gozar, sofrer e esperar.

Há poucas pessoas felizes. Aprendemos muitas coisas, mas não sabemos ser felizes. Necessitamos de tantas coisas, que somos uns pobres necessitados. Para conseguir nosso bem-estar, somos capazes de mentir, defraudar, trair-nos a nós mesmos e destruir-nos uns aos outros. E assim não se pode ser feliz.

E se Jesus tiver razão? Não está nossa “felicidade” demasiadamente ameaçada? Não precisamos procurar uma sociedade diferente, cujo ideal não seja o desenvolvimento material sem fim, mas a satisfação das necessidades vitais de todos? Não seremos mais felizes quando aprendermos a necessitar menos e compartilhar mais?

(José Antonio Pagola)

Paz e Bênçãos

Ir. Romana Rossetto