06.03.2023

Projeto: Fraternidade e Fome

No último sábado (4/3), os estudantes do período da manhã do Colégio Santo Inácio – Baependi (MG), participaram da culminância do Projeto Fraternidade e Fome. Depois de terem estudado e debatido em sala o grave problema da insegurança alimentar no Brasil, tiveram a chance de conhecer um pouco da realidade da fome em Caxambu e Baependi, além de entender melhor algumas políticas públicas de Estado importantes para enfrentá-la local e nacionalmente através da palestra do Assistente Social, Juliano de Oliveira Pinto.

A partir das 9h30 da manhã teve início a arrecadação de alimentos e a Exposição de Cartazes, desenvolvida pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, sobre o tema da campanha. O colégio recebeu muitas famílias e pessoas da comunidade que se estreitaram um pouco mais com a campanha nacional da CNBB/2023, além de terem colaborado com a arrecadação de alimentos que será revertida para famílias carentes da comunidade em uma iniciativa conjunta com os Vicentinos.

A proposta desse projeto consiste em sensibilizar a todos para entenderem e enfrentarem conjuntamente o flagelo da fome, fazendo o que Jesus pediu aos seus discípulos e pede a cada um de nós: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Caio Luiz Carvalho Penha, pastoralista do Cofsi.