17.11.2020

Santa Elisabeth (Isabel)

A Paixão por Cristo levou Isabel a assumir o Evangelho como sua forma de vida, e a vivê-lo no mais genuíno estilo de Francisco: simplesmente, sem rodeios, em todos seus aspectos espiritual e material. Reconheceu o senhorio absoluto de Deus; despojou-se  de tudo, viveu o mandamento novo do amor; tornou realidade  o programa de vida proposto por Jesus no Evangelho.

Vivia uma  comunhão profunda com Deus, através de uma vida de oração intensa. A consciência constante da presença do Senhor era a fonte de sua fortaleza, de sua alegria, e de seu compromisso com os pobres. O encontro com o Cristo nos pobres estimulava sua fé e sua prece, pois seu encontro com eles a fazia “identificar-se” com eles. Sua peregrinação para Deus, estava marcada por passos decididos de desprendimento, até chegar ao despojamento total como Cristo na cruz.

Sua paixão por Cristo, que sendo rico se fez pobre, levou Isabel a segui-Lo radicalmente e a descobri-Lo e servi-Lo em seus “representantes, os pobres e crucificados da terra”.

Isabel servia pessoalmente aos abatidos, aos pobres e enfermos. Cuidou dos leprosos, a escória da sociedade, como Francisco. Dia a dia, hora a hora, pobre a pobre, viveu e consumiu a misericórdia de Deus no rio de dor e de miséria que a envolvia. Nos desventurados, Isabel via a pessoa de Cristo (Mt 25,40).  

Forjada na forma evangélica de Francisco de Assis, como Poverello, e Clara, sua “Plantinha”, Isabel abandonou a pompa de sua corte, as comodidades, as riquezas, os trajes de luxo…  Deixou seu castelo e armou sua tenda entre os desprezados e feridos para servi-los. Paixão por Cristo, paixão pelos pobres, duas paixões que necessariamente vão sempre juntas. Na vida de Santa Isabel, brilha a supremacia da caridade”..  (Texto adapt. de José Rodrigues Carballo)

Paz e Bem!

Ir.Romana Rossetto