31.10.2020

Paróquia – Luanda-Angola

 
No dia 31 de Outubro de 2020,  em Luanda-Angola, foi elevada à Paróquia, oficialmente, a Comunidade São Marcos, dirigida, anteriormente, pela Ordem dos Frades Menores, tendo como Pároco: Fr. António Boaventura Zovo Baza, onde também nós, como Congregação, atuamos desde 2008.
Passamos a marcar presença em solo angolano, atendendo ao  convite de Frei Johannes, atualmente Dom Bernardo Johannes Bahlmann, bispo da Diocese de Óbidos/PA.
    No dia da Natividade de Nossa Senhora, a então Comunidade São Marcos passou a ser denominada Paróquia São Zeno, tendo como administradores os Padres Diocesanos do Clero Secular da Arquidiocese de Luanda.
Estando em tempo de pandemia, atendendo as medidas de biossegurança, foi realizada  neste 31/10 uma Celebração Campal, presidida pelo Vigário Pastoral: Pe. Fausto de Carvalho Rosado, concelebrada por Sacerdotes Religiosos e Seculares e com a participação de centenas de fiéis.
Nesta Celebração foi empossado o novo pároco: Pe.Sebastião Rodrigues Martins e também tivemos a oportunidade de dar as boas vindas ao novo Vigário Paroquial: Pe. Fernando Yandava e o Diácono Augusto Francisco. A partir de agora, a nossa missão pastoral nesta paróquia será acompanhada e partilhada com eles.
    Somos gratas a cada um dos Freis da Ordem dos Frades Menores que, durante estes últimos 12 anos, de uma forma muito  fraterna, nos apoiaram e somaram na missão conosco. Sentiremos, sem dúvidas, saudades da  presença amiga e  fraterna de nossos  Freis na caminhada conosco.
A partir de agora estaremos disponíveis e atentas aos apelos de Deus para esta nova realidade Paroquial da Paróquia São Zeno.
PAZ E BEM!
(Irmã Andréa da Luz)