30.07.2020

Oração e silêncio pela dor.

 
A CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) convocou os religiosos Para um momento de oração e silêncio pela dor. O clamor da dor. Que dor seria essa? 
A pandemia trouxe muita dor para os povos do mundo todo. Mas são sempre os menos favorecidos, os excluídos, os marginalizados da sociedade que são mais atingidos. Quantas famílias enlutadas, quantos pequeninos passando fome…
Por todas essas intenções, os religiosos se puseram de joelhos e se uniram em oração, implorando a clemência e misericórdia Divina. 
 
“Foram muitos os alertas científicos e da própria natureza, e agora, sob a atual circunstância mundial… e é na clausura em que nos encontramos, que nos vemos e nos assumimos iguais, como irmãos da mesma espécie.
É outro grito da dor de parto a uma nova humanidade. Exige-se a nós, como espécie, renascer, gerar outra fortaleza maior da condição humana, mais valente, resiliente e solidária que nunca. Desde os sempre inviabilizados e sobreviventes deste modelo civilizatório mercantil que começa a morrer, os que até para “protegê-los da morte” são mortos ou de fome ou de solidão… os milhares de irmãos que não têm onde se refugiar e a rua ou os caminhos de fronteira e risco permanente são seu habitat. Talvez sejam eles os que tenham essa nova fortaleza: a “terna solidariedade”, a milagrosa imunidade contra toda enfermidade egoísta. E oxalá contagiosa salvação humana!
É a grande oportunidade! Não de fazermos uma arca, mas sim um vínculo único e comum o planeta e todas as espécies cuja base seja o mútuo cuidado ecossolidário.” (César A. Valera y Baeza) Traduzido por (Wagner Fernandes de Azevedo). 
 
Estas são fotos do momento de oração das Irmãs das nossas várias comunidades, com o ambiente solenemente preparado: