17.04.2021

16 de abril Dia da Profissão de São Francisco e de seus dois primeiros companheiros:

Terryfic3D – Istock

Prezados Irmãos e Irmãs,

Paz e Bem!

Dia 16 de abril, com gratidão e alegria, celebramos o dia da Profissão de São Francisco e de seus dois primeiros companheiros: Bernardo e Pedro. Com isso, é também o dia em que nasceu nossa Ordem, nossa Regra e nossa Vida Franciscana.

Sem a graça dessa Profissão nada teríamos de São Francisco e nada de tudo o que nasceu a partir dele, nem mesmo nós e nenhuma Ordem franciscana, etc.

O Anônimo Perusino descreve assim esse feito:

  • DO MODO COMO O BEM-AVENTURADO FRANCISCO COMEÇOU A SERVIR A DEUS
  1. 1Depois que se completaram 1207 (1208) anos da Encarnação do Senhor, no dia 16 de abril. […] iluminou um homem que havia na cidade de Assis, de nome Francisco, de profissão comerciante, vaníssimo gastador da opulência mundana.
  2. 1Enquanto o sacerdote abria o livro, já que eles ainda não sabiam escolher bem, encontraram logo um lugar onde estava escrito: Se queres ser perfeito, vai e vende tudo que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no Céu. 2Folheando de novo, encontraram: Quem quiser vir após mim etc. 3E folheando de novo, encontraram: Não leveis nada no caminho, etc.c. 4Ouvindo isto, rejubilaram com grande alegria e disseram: “Eis o que desejávamos”. 5Disse o Bem-aventurado Francisco: “Esta será a nossa Regra”. 6Disse em seguida aos dois: “Ide e realizai o conselho do Senhor assim como ouvistes”. 7Saiu Frei Bernardo e, porque era rico, tendo vendido todas as suas posses com elas ajuntou muito dinheiro. 8Mas aquele Frei Pedro fora pobre em bens temporais, mas já se fizera rico em bens espirituais. 9Também ele, portanto, fez assim como lhe aconselhara o Senhor. 10Reunindo os pobres da cidade, distribuíram-lhes o dinheiro que haviam conseguido com a venda de seus haveres.

O Aniversário de fundação da Ordem Franciscana.

E “Memória de São Francisco” nosso pai Seráfico. 

São Francisco de Assis, o místico cantor das criaturas, santo do Amor e da Fraternidade, renovador da sociedade no espírito do Evangelho, estigmatizado por Cristo após a sua conversão acolheu os discípulos que queriam ficar sob sua direção. Primeiro, foram doze, depois aumentaram cada vez mais. “A Ordem dos Frades Menores” brotou da mente e do coração de Francisco, que já era todo de Deus e das almas, em Rivotorto, na Porciúncula. Obteve de Inocêncio III a aprovação da Ordem no dia 16 de abril de 1209 verbalmente e, por escrito, de Honório III em 29 de novembro de 1223, com a Bula “Solet annuere“. A seus seguidores, o Pobrezinho os entregou seu amor à pobreza, sua mensagem de paz e bem e o código do Evangelho como norma de vida.

Os filhos de São Francisco estão espalhados por todo o mundo e desenvolvem atividades pastorais, missionárias, científicas, educacionais, sociais, de beneficência. Eles são o mais forte movimento no serviço da Igreja. Franciscanos chamam todos os que pertencem às três ordens introduzidas por São Francisco.

PRIMEIRA ORDEM

Dividida em três famílias: Frades Menores: 18.000 religiosos em cerca de 3.200 conventos religiosos. Propõem-se viver em conformidade com Cristo na pobreza evangélica, no apostolado da pregação aos fiéis e aos infiéis; Frades Franciscanos Menores Conventuais: 4.000 em 672 conventos religiosos. Propõem-se a observar o Evangelho de Jesus Cristo vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade e no apostolado em todas as suas formas, entre fiéis, dissidentes  e infiéis; Frades Menores Capuchinhos: Tem 12.500 religiosos em 1.300 religiosas. Proposta da imitação de Cristo no ascetismo e no apostolado, de acordo com a mais estrita tradição franciscana. No geral, os franciscanos da Primeira Ordem são cerca de 34.000 para cerca de 5.100 conventos religiosos (dados da publicação do livro em 2000).

SEGUNDA ORDEM

Fundada por São Francisco na Porciúncula em 18 de março de 1212, quando ele recebeu Santa Clara e fundou a Ordem das Damas Pobres de São Damião. As Clarissas, divididos em famílias diferentes, são cerca de 20 mil em mais de 1800 conventos.

TERCEIRA ORDEM

Instituída por São Francisco em 1221, para convidar aqueles que vivem no mundo a uma vida evangélica mais perfeita. Hoje, divide-se em Ordem Terceira Regular (que vivem em comunidades), com cerca de 3 mil religiosos e cerca de 100 mil religiosas de várias congregações e institutos. A Ordem Terceira Secular conta com mais de 2 milhões de professos no mundo.

Queridas Irmãs:

Agradeço pela presença, partilhas e apoio manifestados na Assembleia de hoje quando  tivemos a oportunidade de rezar e refletir sobre a nossa Profissão Religiosa e sobre nossa Missão!

Em São Francisco que nos congrega e nos anima e nos convoca a seguir incondicionalmente ao Jesus Cristo, Crucificado e Misericordioso.

Paz e Bênçãos lhes desejo!

Ir.Romana