05.01.2022

Você sabe como rezar o Terço?

mulher religiosa rezando o terço em casa

Antes de nos aprofundarmos no entendimento de como rezar o terço, precisamos compreender alguns aspectos, como a diferença entre o terço e o rosário, bem como o que simboliza o terço para a Igreja. 

O Rosário surgiu em meados do século IX, na Irlanda. Na época era uma das formas de oração mais usadas pelos monges. Atualmente, o Rosário contém 200 Ave-Marias e contempla todos os mistérios da vida de Cristo Jesus. Já o terço contém 50 Ave-Marias, intercaladas por um Pai Nosso. 

Em 1202, o Papa Inocêncio III deu a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, a missão de ir até a França para lutar contra a heresia Albigense. Passados 6 anos de missão, São Domingos não conseguiu grandes feitos e, tomado por esse sentimento, dirigiu-se até um bosque para rezar, chorar e suplicar a Nossa Senhora um instrumento espiritual eficaz para vencer essa batalha. Depois de três dias de muita oração e súplica, Nossa Senhora apareceu-lhe acompanhada de três anjos e disse:

“Querido Domingos, você sabe qual é a arma que a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo?” A resposta de São Domingos foi que ela sabia melhor que ele. Então Nossa Senhora lhe disse:

“Quero que saiba que, nesse tipo de guerra, a arma sempre foi o Saltério Angélico – palavras do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora na Anunciação “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” – que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Portanto, se você quer converter essas almas endurecidas e ganhá-las para Deus, difunda o meu saltério”.

A partir de então, São Domingos difundiu a devoção ao terço, na época chamado de Saltério da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Passado alguns anos, Nossa Senhora volta a aparecer ao beato Alano de Rupe, também da ordem de São Domingos, para pedir-lhe que retome o entusiasmo pela reza do Santo Terço. Alano então criou as agrupações de 50 Ave-Marias e acrescentou o Pai-Nosso no início de cada dezena. Por volta de 1700, São Luiz de Montfort propõe praticar reflexões a cada dezena da Ave-Maria, assim surgem os mistérios do Terço. 

MISTÉRIOS DO TERÇO

Mistérios Gozosos – Segunda-feira e Sábado

  • 1º Mistério Contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo no seio Puríssimo de Maria
  • 2º Mistério Contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel
  • 3º Mistério Contemplamos – O nascimento do Menino Jesus, na gruta fria em Belém
  • 4º Mistério Contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no Templo, e a purificação de Maria
  • 5º Mistério Contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo que estava discutindo com os doutores da Lei

Mistérios Luminosos – Quinta-feira

  • 1º Mistério Contemplamos – O Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, no rio Jordão
  • 2º Mistério Contemplamos – Primeiro milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo transformando a água em vinho, nas Bodas de Caná.
  • 3º Mistério Contemplamos – Anunciação do Reino de Deus e o convite de conversão.
  • 4º Mistério Contemplamos – A transfiguração de Nosso Senhor no Monte Tabor
  • 5º Mistério Contemplamos – A Instituição da Eucaristia 

Mistérios Dolorosos – Terça e Sexta-feira  

  • 1º Mistério Contemplamos – A oração e agonia de Jesus no Horto das Oliveira
  • 2º Mistério Contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3º Mistério Contemplamos – A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 4º Mistério Contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz nas costas à caminho do Calvário
  • 5º Mistério Contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Mistérios Gloriosos – Quarta-feira e Domingo

  • 1º Mistério Contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 2º Mistério Contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3º Mistério Contemplamos – A vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo
  • 4º Mistério Contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus, de corpo e alma
  • 5º Mistério Contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu  e da Terra 

Passo a Passo para rezar o Terço

Como você pode observar na imagem acima, o terço é dividido da seguinte forma: 

  • Cruz: início do terço e rezamos o Credo, comumente conhecido como Creio em Deus Pai. 
  • As contas maiores, na primeira, logo após a oração do Credo, rezamos o Pai Nosso.
  • Nas contas menores, rezamos as Ave-Marias e, no final de cada dezena, o  “Glória”.
  • Na medalha de Nossa Senhora é rezada a Salve Rainha ao fechamento do terço, ou seja, somente quando finalizadas as 5 dezenas. 

A eficácia de nossas orações está muito atrelada à nossa entrega para esse momento e a nossa fé. O formato de reza do Santo Terço pode parecer como algo mecanizado, para quem não compreende o poder dessa prática. Por isso, ao rezá-lo, tenha em mente que esse é um momento de meditação e intimidade com Deus e nossa Mãe Santa Maria. 

Passo 1: Fazer o sinal da Cruz

Passo 2: Nesse momento, você pode fazer um ato de confissão ou dedicar a oração do terço para uma causa, uma pessoa ou objetivos. Não há uma classificação específica, abra seu coração e entregue-o a Deus, Ele conhece as suas angústias, mesmo se não proferidas em palavras ou pensamentos. 

Passo 3: Oração do Credo. Seguido do Pai Nosso, três Ave-Marias e,  fechando a primeira parte do terço, o “Glória”

Passo 4: A partir desse ponto, inicia-se a oração dos ministérios. Como já mencionado, cada dezena tem o seu ministério do dia. Antes de iniciar, lê-se o ministério, após a leitura, rezar o Pai-Nosso e 10 Ave-Marias, seguidas do Glória. Esse ciclo se repete 5 vezes.

No terço, os ministérios são separados da seguinte forma:

  • Segunda e sábado: quando contemplamos os mistérios gozosos;
  • Terças e sextas: quando contemplamos os mistérios dolorosos; 
  • Quartas e domingos: quando contemplamos os mistérios gloriosos; 
  • Quinta: quando contemplamos o ministério da luz. 

Passo 5: Assim como no início do Terço, ao finalizar a oração, podemos acrescentar agradecimentos e preces a algum santo protetor. Porém, o Santo Terço sempre finaliza com a oração da Salve-Rainha.

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando os mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências dessa santa devoção.

Sinal da Cruz 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Credo

Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir e julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos,

na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna.

Amém.

Pai Nosso 

Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é conosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre,  Amém.

Ó meu Jesus

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Salve, Rainha

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito Fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

  1. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
  2. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.