15.02.2023

A vocação é um chamado de Deus para uma vida plena de sentido

Ao ouvirmos Seu chamado, pedimos a graça da confiança para seguir nosso caminho

Abraçar o projeto de Deus requer a coragem de arriscar uma escolha. Para aceitar o chamado do Senhor, é preciso correr o risco de enfrentar um desafio inédito. É preciso deixar tudo o que nos prende e fazer uma escolha definitiva. É preciso audácia para descobrir o projeto que Deus tem para a nossa vida. Não há alegria maior do que arriscar a vida pelo Senhor, nos ensina o Papa Francisco.

A vocação é um convite do Senhor, mas também é uma escolha. Mas, há aqueles que não seguem a sua própria vocação. Quando isso acontece, qual é o sentido da vida?

Bem, é um pouco complicado de descobrir. A vocação é algo que está dentro de nós. Sabe aquela voz interior que chama você para fazer algo? Ou que lhe inquieta? Então, preste atenção! Pode ser o chamado de Deus sinalizando que Ele escolheu você, ou seja, sua vocação. E isso não é sobre caminhos profissionais a serem seguidos, mas opções de vida que lhe trarão novas perspectivas e significado para tudo que for realizar e viver.

Pode acontecer de alguém dar as costas ao chamado do Senhor? No Evangelho lemos sobre o jovem rico, que se apresentou diante de Jesus disposto a segui-Lo. Jesus o olhou com amor e o convidou a deixar tudo por Ele… mas o jovem foi embora triste…

O convite do Senhor não é uma interferência de Deus na nossa liberdade; não é uma jaula que nos aprisiona. Pelo contrário, é a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer participantes, nos ensina o Papa Francisco. E somos livres para responder sim, ou não!

Escutar e acolher o chamado de Cristo é um compromisso real e concreto para a construção do Reino de Deus e não uma emoção do momento, conclui o Papa. 

 

Medo de responder a vocação

Muitas pessoas, quando encontram sua vocação, ficam com medo. Até na vida religiosa, os vocacionados se veem presos a esse sentimento que, muitas vezes, é grande. 

Realmente, é um passo significativo quando escolhem abdicar de comodidades e experiências conhecidas para responder à vocação. Mas, é preciso olhar para frente e seguir pelo caminho que Deus e o coração apontaram, a partir da confiança e da oração. 

O medo pode estar presente em algumas tomadas de decisão nas nossas vidas. Ele está lá, em maior ou menor grau. Nessas horas, não devemos deixar que nos bloqueie em nossas escolhas e sim, acreditar que estamos sendo buscados e encontrados por nossa vocação.

Não há necessidade de temer a vocação. Ela é a melhor escolha para nós, é a forma que Deus nos coloca no caminho da Vida Eterna e da Salvação. É necessário entendermos que o medo de responder à vocação é normal, devemos nos lembrar que ao seguirmos nossa vocação, teremos uma vida feliz, levaremos alegria e vida por onde passarmos. 

Não tenham medo de gerar confusão, de fazer perguntas que façam as pessoas pensar. E não se preocupem se, às vezes, sentem que são poucos e dispersos. Peço-lhes que gritem, mas não com a voz, que gritem com sua vida, com seus corações, de modo a ser sinais de esperança para os que estão desanimados, uma mão estendida para o doente, um sorriso acolhedor ao estrangeiro, um apoio carinhoso ao que está sozinho, convida-nos o Papa Francisco.