27.10.2021

Por que não casar? Entenda como viver uma vida dedicada a Deus.

Por que não casar? Entenda sobre a necessidade para viver uma vida dedicada a Deus.

Na cultura popular, o termo “freira” costuma ser mais amplamente acessível e imediatamente entendido como se referindo a mulheres que professam os votos de pobreza, castidade e obediência. Ou seja, mulheres cujo a vida é dedicada a Deus.

Uma freira é uma mulher que vive uma vida contemplativa. Seu ministério e vida de oração estão centrados dentro e ao redor da igreja para o bem do mundo. Ela professa os votos solenes perpétuos, vivendo uma vida de acordo com as vontades de Deus.

Se você está pensando em se tornar freira, sua melhor opção para ajudá-la a decidir é orar a respeito. Se você está tentando mudar a opinião de alguém que está se tornando freira, recomende que ela ore a respeito.

Mas por que as freiras não podem se casar?

A vida religiosa é como uma intimidade maior com Deus, fazendo os votos de obediência, temos que escolher servir à Deus ou ao mundo. É um compromisso sério.

Sua vida é religiosa, então elas se casam, religiosamente, com Jesus Cristo,  e “adotam” a humanidade como seus filhos.

Seu trabalho, portanto, é o de interceder pelo bem espiritual de toda criatura humana.

Elas não devem refletir a vida humana terrena, material, carnal, mas a espiritual.

Desta forma, são representantes femininas da energia divina na terra através da visão católica.

Entendendo o celibato:

O celibato é basicamente abster-se de relações sexuais. Para as pessoas que fazem voto religioso de celibato, o significado é mais profundo do que “meramente” não fazer sexo. Mas é mais que isso para freiras.

Quando professamos o voto de celibato, fazemos uma escolha consciente de como queremos SER no mundo, como queremos nos comportar e como queremos nos relacionar com as pessoas e com o mundo. 

Significa que optamos, não apenas por não ter relações sexuais, mas também por não nos envolvermos em atividades sexuais ou por ter relacionamentos “românticos” e exclusivos. 

Ser celibatário deixa uma freira “livre” para ir onde Deus e sua comunidade a chamam (ter filhos e um cônjuge pode tornar isso mais desafiador). Há também uma dimensão contra cultural para o voto de celibato. Uma freira testemunha com sua vida que o sexo não é tudo.

Vantagens do chamado divino e de ter uma vida dedicada a Deus:

Você fará parte de uma comunidade com a mesma opinião, que a apoiará em sua jornada espiritual contínua.

Pessoas que você nunca conheceu irão chamá-la de “irmã”.

Dependendo do pedido, você pode obter hospedagem e alimentação incluídas em seu pacote de compensação.

Você tem uma ótima desculpa para não namorar ninguém.

Você geralmente terá um veículo através do qual realizará sua paixão de servir a sua comunidade e a seu Deus.

Espera-se que você devote sua vida a servir a sua comunidade e a seu Deus (se você for realmente chamada para a irmandade, isso é realmente uma vantagem). 

As freiras têm uma vida útil mais longa do que a população feminina média. Um claro senso de propósito e as emoções positivas da oração e da irmandade parecem dar-lhes algo para viver e viver por muito tempo. 

O estereótipo da Freira para o mundo:

Se você só conhece freiras por meio do cinema e da televisão, pode pensar que todas as freiras cantam, dançam e voam. 

Por outro lado, filmes como “Sister Act” e “The Sound of Music” mostraram que as freiras têm uma queda por um bom número de dança e por famílias que fogem dos nazistas. E, talvez o mais bizarro, Sally Field mostrou ao mundo que freiras podem realmente voar, na sitcom do final dos anos 1960, “The Flying Nun”.

Provavelmente é fácil para os roteiristas atribuírem  essas características estranhas às freiras, porque muitas de nós sabemos muito pouco sobre a vida de uma freira. Por definição, uma freira se separou do mundo para levar uma vida mais espiritual, com votos de pobreza, castidade e obediência. 

O casamento com Jesus Cristo:

Nas primeiras comunidades religiosas, haviam mulheres que dedicaram suas vidas a imitar Jesus Cristo. Essas mulheres tendiam a ser virgens ou viúvas e se autodenominavam “esposas de Cristo” ou “noivas de Cristo”. Elas começaram a usar véus para simbolizar seu casamento com Jesus; os primeiros hábitos também eram feitos de tecidos muito ásperos, por solidariedade aos pobres. 

As mulheres que optavam por viver uma vida dedicada a Deus passavam seus dias em oração, praticavam atos de penitência e realizavam trabalhos manuais. Mesmo no primeiro século, a escolha das mulheres de permaneciam castas era vista como radical, embora essas primeiras religiosas impusessem respeito por sua escolha entre outros cristãos.

No século IV, os monges começaram a viver em comunidade uns com os outros, e as noivas de Cristo seguiram o exemplo, muitas vezes formando uma parceria conjunta com os monges locais para que seu convento ficasse próximo a um mosteiro. Cada comunidade era – e continua sendo – diferente da outra. Alguns monges e freiras juraram nunca deixar seus claustros para que pudessem se dedicar mais plenamente à oração, enquanto algumas ordens assumiram o trabalho apostólico além de seus portões. 

Foi durante esse período que os primeiros votos oficiais de pobreza, castidade e obediência foram feitos, embora as mulheres estivessem mantendo esses padrões desde o início.

As freiras do século XXI e sua vida dedicada a Deus:

As mulheres que permaneceram freiras e irmãs após as mudanças desencadeadas pelo Vaticano II seguiram caminhos notáveis. As irmãs trabalham em hospitais, prisões, escolas e abrigos. 

Elas podem trabalhar como advogadas, ativistas políticas, artistas e cientistas. Muitas dessas mulheres conseguem trabalhar um dia inteiro, enquanto também completam várias horas de oração com suas comunidades pela manhã e à noite.

Tornando-se Freira

Tudo começa com o “chamado” – uma mensagem de Deus de que uma pessoa é chamada a levar uma vida mais espiritual. Quando uma mulher acredita que está sendo chamada, ela é incentivada a orar sobre o que está sendo solicitado a fazer. 

Existem dois conjuntos de votos: primeiro e final. Os primeiros votos são renovados, ano a ano, e os votos finais são considerados vinculativos para sempre. Na cerimônia do segundo voto, a mulher recebe um anel para usar na mão direita, marcando-a como noiva de Cristo. A freira ou irmã adere a uma longa história de religiosas e pode desempenhar um papel na direção que esta vocação tomar no futuro.

Ordem Terceira Regular de São Francisco da Penitência:

A Ordem Terceira Franciscana Regular se desenvolveu no início do século XIII a partir da convergência de grupos de penitentes, que se inspiraram na vida de São Francisco. 

Entre 1209 e 1220, São Francisco comunicou-se com alguns desses grupos por meio de uma série de cartas intituladas “Exortações aos Irmãos e Irmãs da Penitência”.

Mais de 448 congregações professam a “Regra e Vida dos Irmãos e Irmãs da Ordem Terceira Regular de São Francisco”. 

Existem 18 congregações masculinas de franciscanos terciários, 370 congregações de irmãs franciscanas e 60 mosteiros de freiras de clausura. 

As congregações da Ordem Terceira de homens e mulheres somam mais de 200.000 religiosos e religiosas.

Uma nova regra, escrita por frades e irmãs de várias congregações, foi aprovada pelo Papa Paulo VI em 1978. É a regra atual seguida por todas as congregações da Ordem Terceira Regular, homens e mulheres.