01.03.2023

Você sabe a diferença entre Terço e Rosário?

As orações são uma forma de consagração a Santíssima Virgem Maria

Muitas pessoas religiosas rezam o Terço, mas não sabem o que significa o Rosário.

A oração do terço faz parte da vida diária de muitas pessoas que rezam, com muita fé e devoção. O que talvez não saibam, é que o terço faz parte do Rosário.

O Rosário, ou Santo Rosário, é o conjunto completo de orações que abrangem os mistérios da vida de Jesus Cristo. Sendo uma das mais antigas tradições da Igreja Católica, o Santo Rosário surgiu no século XIII com São Domingos de Gusmão após um pedido de Nossa Senhora do Rosário. 

Até 2002, o Santo Rosário era composto por 150 Ave-Marias, mas São João Paulo II determinou a inclusão de mais 50, contemplando os Mistérios da Luz. A partir de então, o Santo Rosário é composto por 200 Ave-Marias. 

Segundo a tradição católica, cada Ave Maria rezada no conjunto de orações significa uma rosa a Nossa Senhora, por isso o nome Rosário. Essas orações são divididas para a contemplação dos 4 mistérios: Mistérios Dolorosos, Mistérios Gozosos, Mistérios Gloriosos e Mistérios Luminosos. 

Cada um dos Mistérios apresenta 05 dimensões da vida de Jesus que serão contemplados enquanto se rezam as Ave-Marias em cada uma das dezenas. 



Então, o que é chamado de Terço?

O terço é composto por cinco dezenas de Ave-Marias que são rezadas enquanto se contemplam mistérios da Vida de Jesus. Apesar da mudança na quantidade de Ave-Marias, as pessoas continuam chamando de Terço, já que é uma tradição antiga e popular. 

Ao rezarmos o Terço, suplicamos as bênçãos de Maria, pedindo que ela nos guie em nossa jornada espiritual, enquanto contemplamos dimensões da vida de Jesus. 

O Santo Rosário e o Terço são uma consagração à Santíssima Virgem Maria, devemos sempre orar para sermos curados por ela e para conhecermos mais os Mistérios de Jesus Cristo. Dessa forma, estaremos mais perto de uma vida plena e completa

“O Rosário é a oração que acompanha sempre a minha vida; é também a oração dos simples e dos santos… é a oração do meu coração”, nos revela o Papa Francisco