22.02.2022

Quais caminhos percorrer para se aprofundar na vivência espiritual?

Espiritualidade não se prende a definições, mas sim a vivências, explica Frei Vitório Mazzuco, ofm. É uma escolha persistente de formar o espírito. Não é apenas fazer orações, devoções, leituras, meditações e frequentar templos. Tudo isto é consequência de um caminho espiritual. Porém, espiritualidade é estar em tudo isso sob o filtro de uma forte experiência do encontro com o divino.

O franciscanismo, por exemplo, não é uma religião, é uma espiritualidade. É uma família que há mais de 800 anos respira o mesmo Espírito! São Francisco descobriu que o Espiritual é mais forte que qualquer força material e, por isso, se fez desapegado, desapropriado, pobre.  Filho de uma época de buscas e ambição, misturou-se ao povo com sua inspiração, e o povo de sua época e em todas as épocas, aprendeu com ele a respirar e reconhecer  a presença do espírito em todas as coisas.

Atualmente, as pessoas passaram a buscar com mais intensidade o entendimento do que é espiritualidade e como alcançá-la. A pandemia do Covid-19 ainda mexe muito com o psicológico das pessoas e alguns sentimentos como angústia, medo, ansiedade e solidão, acentuaram a busca por uma vida mais espiritualizada, além dos questionamentos sobre o sentido da vida e de tudo que fazemos e vivemos. 

Na vida espiritual, tudo começa por um passo. Cada experiência de buscar a Deus é uma peregrinação à Casa do Pai. Nesse percurso, é importante trabalhar bem o afeto, pois cada um se torna aquilo que ama e busca. A escolha fundamental que cada um faz é que o caracteriza.

Não é possível viver a vida sem sentimentos ruins, conflitos, problemas…. Quando se vive na dinâmica de busca da espiritualidade, não significa que nunca mais você será tomado por sentimentos de angústia ou tristeza. Contudo, quando esses sentimentos aflorarem, você saberá acolhê-los e apresentá-los a Jesus, que lhe trará inspiração, sabedoria e discernimento em suas escolhas, a forma de superar seus receios e aflições.

Como alcançar o crescimento espiritual

Nas diversas culturas e civilizações, que estão presentes na história da humanidade, as pessoas sempre estão em busca de algo que as transcenda, comprovando que estamos à procura de um propósito que esteja além das coisas do mundo, para levarmos uma vida que tenha sentido.

Atualmente, vivemos em uma sociedade que sofre com uma evolução tecnológica exacerbada, somos impactados com muitas informações, a todo momento. O homem e a mulher modernos passaram a valorizar as coisas para exibi-las, como alcançar maiores visualizações ou uma popularidade momentânea. A psicologia pode explicar, de forma mais profunda, a válvula propulsora dessa necessidade, religiosamente falando, acreditamos que essas práticas podem estar atreladas à falta de propósito verdadeiro e ausência de um relacionamento com Deus.

Somos convidados a entrar no caminho da espiritualidade, com a dinâmica de quem deseja fazer uma peregrinação. Não há conversão pronta, pontual, acabada, mas sim um processo de RE-ORIENTAÇÃO DA VIDA!

Investir tempo para ouvir, tanto ouvir-se como para ler e meditar o Evangelho, rezar.

Conhecer Jesus, estar na Sua presença e meditar.  E que tudo isto tome forma em nosso coração, pois nós somos o que colocamos no coração.

Espiritualidade é empenho ativo, um esforço de traduzir em ato o conhecimento do sagrado. É trabalho de buscar a perfeição cristã.

Deus não se basta, está sempre dando um acabamento íntimo a todo Ser Criado. Quando alguém é verdadeiro, é plasmado de Amor e Espiritualidade, será luz.

O mundo inteiro se iluminou da Presença de Deus em Francisco de Assis. Deve se iluminar também a partir da nossa vida, conclui Frei Vitório.


Fontes de consulta:

https://www.franciscano.org.br/comunicacoes/artigos/item/132-a-espiritualidade-franciscana-e-sempre-um-assunto

http://brasilfranciscano.blogspot.com/2011/11/o-que-e-espiritualidade.html

https://msolfa.wordpress.com/2015/04/15/reconstruir-a-casa-do-coracao/