12.04.2023

Os estigmas em São Francisco de Assis

Os estigmas expressam as marcas do Amor, a união entre São Francisco de Assis com Jesus Cristo crucificado e ressuscitado

Em 1224, dois anos antes de sua morte, São Francisco de Assis foi marcado para sempre. No Monte Alverne, onde estava realizando a quaresma de São Miguel Arcanjo, presenciou a aparição de um homem, com a silhueta de um Serafim de seis asas, que pairou acima do frade e abriu os braços, mantendo seus pés unidos, como se estivessem pregados em uma cruz. 

A cena lhe trouxe a imagem do Filho de Deus crucificado e em seguida, começaram a surgir nos pés e mãos de São Francisco de Assis, os estigmas da Paixão de Cristo. Além disso, no mesmo momento, outra marca apareceu: uma chaga semelhante a marca da lança atravessada em Jesus Cristo. 

Esse episódio é conhecido como a Impressão das Chagas e é considerado um momento de magnificência na vida do frade, que dedicou sua existência a Jesus Cristo, estando sempre em busca de Sua devoção, veneração e trilhando o caminho dos passos do Filho do Senhor.  

Para muitos franciscanos, os estigmas são a concretização de que Deus encontrou em São Francisco de Assis “ plena abertura e a máxima liberdade para a Sua presença” enquanto estava em profunda oração no Monte Alverne.

Com isso, as portas para a transformação do frade, em todos os aspectos de sua vida, foram abertas, levando-o a renunciar ao mundo e a carregar a sua própria cruz ao final de sua jornada terrestre. 

E foi, naquele momento, com o Serafim na forma de Jesus Cristo, que Francisco entendeu que esta transformação aconteceria através da mente, consciência e do seu amor, não sendo definida pela dor da carne por conta dos estigmas.  

O Sentido dos Estigmas

A impressão dos estigmas em São Francisco de Assis é a união de uma pessoa que sempre amou o Filho de Deus com o próprio Cristo crucificado e ressuscitado, o ser que ele cultivou e buscou com grande persistência e alegria. 

Além disso, essa elevação física e espiritual que Francisco experimentou foi o ápice de sua vida contemplada a Jesus Cristo, de forma efetiva e ativa. 

Cada estigma encontrado em seu corpo possui um significado que o ajudou a entender que todo o caminho percorrido foi uma preparação para aquele momento, quando houve a ligação entre a sua humanidade e a humanidade de Cristo. 

Afinal, Francisco queria captar o profundo sentido da cruz e de seu amor por Cristo. Sendo assim, foi envolvido pelo amor do Pai que lhe concedeu este desejo, tornando-o semelhante ao Nosso Senhor. 

De acordo com o site Franciscanos, as Chagas possuem quatro significados que, juntos, mostram que o frade, em sua busca incessante, conseguiu oferecer tudo de si ao Filho de Deus: sua vontade, inteligência e amor. 

  • O primeiro significado nos remete que Deus é o Senhor da vida, para Francisco e para todos nós. 
  • Em seu segundo significado, as Chagas nos mostram que Deus é a realização e salvação do ser humano e não a sua alienação.
  • A vivência concretizada do amor nos deixa marcados para todo o sempre, sendo o terceiro significado dos estigmas em São Francisco de Assis.
  • Por fim, o quarto sentido das Chagas é que nos libertar de tudo para seguir Cristo implica em morrer um pouco a cada dia, como lembrado por Lucas: “Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz a cada dia e me siga” (Lc, 9,23).

Portanto, São Francisco de Assis foi transformado através da vivência, experiência e amor a Jesus Cristo e mudou para sempre a forma como nós devemos amar a Deus e cultivar em nosso espírito e coração Seu amor.

Oração a São Francisco por Papa João Paulo II:

Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne,

o mundo tem saudades de ti como imagem de Jesus Crucificado.

Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem,

dos teus pés descalços e feridos,

das tuas mãos trespassadas e implorantes.

Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo Evangelho.

Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem

o mal do pecado e a procurarem a purificação da penitência.

Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado,

que oprimem a sociedade hodierna.

Reaviva na consciência dos governantes a urgência da paz

nas Nações e entre os povos.

Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de fazer frente

às insídias das múltiplas culturas da morte.

Aos ofendidos por toda espécie de maldade,

comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar.

A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e

pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém.

(Em 17.09.1983, na Capela dos Estigmas – Alverne)